Confira quando vai se aposentar através dos vínculos no CNIS
Benefícios

Confira quando vai se aposentar através dos vínculos no CNIS

celular meu inss

Confira quando vai se aposentar através dos vínculos no CNIS. Quando o assunto é aposentadoria, o trabalhador é bombardeado de informações – em casa, no trabalho, nas rodas de amigos, nas redes sociais, em todos os lugares. Mas será que essas informações são confiáveis? Elas estão baseadas nas novas leis? Quem dá esta informação sabe o que está falando? Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

O primeiro passo para saber quando vai se aposentar é juntar todos os papéis que irão formar o processo da aposentadoria. Veja abaixo.

Saiba como evitar o golpe do benefício FGTS(Abre numa nova aba do navegador)

Histórico de trabalho e de contribuições

O trabalhador pode começar pegando o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) no site oficial da Previdência, o Meu INSS.

Apesar de ser oficial, no CNIS tem uma mensagem que diz que as informações podem ser alteradas a qualquer momento pelo INSS e pelo segurado. Então, tem que comparar tudo direitinho para saber o que está certo e depois corrigir o que não está.

Detalhe: a aposentadoria vai ser analisada conforme o CNIS. Então, tem que estar tudo certo.

IR: Como tirar o extrato para declarar aposentadoria do INSS?(Abre numa nova aba do navegador)

Quanto tempo já contribuiu

Com os documentos em mãos, o trabalhador tem que fazer uma contagem do tempo de serviço e apurar quanto tempo já contribuiu.

Nesta contagem pode ser incluído o tempo que está na carteira de trabalho e nos carnês de contribuição, bem como aqueles que o INSS não aceita, mas podem ser recuperados.

Bolsa Família pode ser cancelado? Saiba o que fazer para evitar(Abre numa nova aba do navegador)

Quando vai se aposentar

Com o resultado desta contagem de tempo de serviço, é possível fazer uma projeção e definir quanto tempo falta para a aposentadoria.

Como são várias as espécies de benefícios – por idade, tempo de contribuição, especial, de professor, dentre outras –, o tempo apurado nesta simulação vai servir para se ter uma ideia de quando cada um desses benefícios vai ser conquistado.

Qual é o valor médio das contribuições

Quando tiver certeza de quais são os benefícios que podem ser conquistados, o trabalhador terá que saber qual é o valor médio das contribuições que fez.

O cálculo é feito com base nas contribuições desde julho/1994 até a data da aposentadoria. Quem tem direito adquirido à aposentadoria até 12/11/2019 (data da Reforma da Previdência) poderá excluir 20% das menores contribuições.

Nesta hora, pode-se descobrir que algumas contribuições não foram feitas ou foram feitas com valor errado. Tudo pode ser corrigido e quanto mais cedo isso for feito, menos problemas o trabalhador terá na hora da aposentadoria.

Quem terá o novo direito da Pensão por morte no INSS(Abre numa nova aba do navegador)

Qual aposentadoria é mais favorável?

Cumpridas todas essas fases: levantamento de todos os contratos de trabalho, de todas as contribuições e dos períodos informais que podem ser recuperados, bem como sabendo todas as informações de quanto tempo já contribuiu, quando vai se aposentar e qual é o valor médio das contribuições, o trabalhador pode mesclar todas essas informações e fazer as combinações de qual aposentadoria é mais vantajosa.

To Top