X

Wallace tenta levar seleção brasileira ao bi no vôlei

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Potência na modalidade desde os anos 1980, a seleção brasileira masculina de vôlei chega aos Jogos Olímpicos de Tóquio como uma das favoritas à sonhada medalha de ouro.

Em busca do topo do pódio pela quarta vez –venceu em Barcelona-92, Atenas-04 e Rio-16–, a equipe comandada por Renan Dal Zotto, que volta ao banco após ter sérias complicações por causa da Covid-19, chega credenciada pela conquista da última Liga das Nações, na Itália, e pela liderança do ranking da FIVB (Federação Internacional de Vôlei).

Mais que isso, o Brasil levará ao Japão um grupo experiente e de muita qualidade. Em meio a destaques como Leal, Bruninho, Lucão e Maurício Souza, o conjunto nacional aposta suas fichas em Wallace, 34 anos, eleito o melhor oposto e o melhor jogador da última Liga das Nações.

O paulistano de 1,98 m que defende o Sada Cruzeiro, de Minas Gerais, disputará sua terceira Olimpíada –levou a prata em Londres-12 e faturou o ouro, no Rio de Janeiro, quatro anos depois.

Desde que estreou na seleção principal, com um ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (MEX), em 2011, aos 24 anos, uma década já se passou rodando o mundo entre Mundiais, Ligas e Jogos Olímpicos.

A carreira repleta de troféus por clubes e seleções, como o tetracampeonato da Superliga e o bicampeonato mundial, e de prêmios individuais escondem um início considerado tardio na modalidade, apenas aos 17 anos, quando se profissionalizou no Banespa/São Bernardo, em 2004, perto de onde vivia na zona sul de São Paulo.

Embora já tivesse treinado anteriormente no Centro Olímpico do Ibirapuera, abandonou peneiras e muitas vezes pensou em desistir do vôlei para ajudar o pai.

Depois que estreou, porém, viu a carreira deslanchar. Em 2007 foi chamado à seleção brasileira juvenil e conquistou seu primeiro título mundial. Passou por grandes equipes do Brasil, como Cruzeiro, Taubaté, Sesc-Rio, e acumulou experiência internacional no Spor Toto, da Turquia.

Relacionadas

Principal atacante da seleção brasileira na atualidade, Wallace Leandro de Souza espera voltar de Tóquio com mais um ouro olímpico para colocar o seu nome de vez na história.

Para isso, o Brasil terá de superar adversários complicados, como a Polônia, de Kubiak e Bieniek, finalista da última Liga das Nações e atual campeã mundial.

O time verde e amarelo fará sua estreia nos Jogos Olímpicos no dia 23 de julho, contra Tunísia. Na sequência, enfrentará Argentina (26), Rússia (28), EUA (29) e França (31).

Além dos títulos conquistados, a carreira de Wallace no vôlei foi marcada por dois episódios polêmicos.

Em 2012, quando defendia o Cruzeiro no clássico com o Minas, o jogador foi chamado de macaco por uma torcedora do time rival.

Revoltado, ele admitiu que a ofensa racista o deixou abalado e reclamou da torcida adversária. Anos depois, afirmou que não gosta de lembrar do episódio e que, mais experiente, teria ignorado o xingamento.

Já consolidado na seleção, Wallace causou polêmica no Mundial de 2018, quando fez, com o colega Maurício Souza, o “17” em suposto apoio ao então candidato à presidência Jair Bolsonaro, gesto que lhe rendeu críticas de torcedores e uma bronca da comissão técnica.