Agro

Colheita de café do Brasil avança para 24% da área, com atraso, diz Safras & Mercado

A colheita de café 2022/23 do Brasil alcançou 24% da área até o dia 7 de junho, o que representa um avanço de 6 pontos percentuais no comparativo semanal, mas atraso em relação a anos anteriores, estimou nesta quinta-feira a consultoria Safras & Mercado.

No mesmo período do ciclo anterior os trabalhos estavam em 27%, enquanto a média histórica para esta época do ano é de 30%, de acordo com os dados.

Considerando a estimativa para a produção de café do Brasil em 2022/23 de 61,1 milhões de sacas de 60 quilos, a consultoria acredita que foram colhidas 14,58 milhões de sacas.

Segundo o consultor da Safras Gil Barabach a colheita de café começa a ganhar mais cadência no Brasil, embora siga atrasada em relação ao normal para o período.

“Em linhas gerais, o produtor se queixa da falta de mão de obra, o que limita um avanço mais rápido da retirada do café das lavouras. (Mas) o clima seco continua favorável aos trabalhos de colheita e secagem do café”, disse ele, em nota.

A colheita da variedade arábica evoluiu para 17% da safra, em linha com igual época do ano passado, porém abaixo dos 23% vistos na média histórica. “Está mais adiantada na região das Matas de Minas e no Paraná”, comenta Barabach.

Já os trabalhos com conilon chegam a 36% do potencial da safra, contra 43% no ano passado e 47% de média dos últimos anos.

(Por Nayara Figueiredo)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI580VK-BASEIMAGE

To Top