Benefícios

Como fazer a solicitação do FGTS

Saques Beneficios INSS FGTS PIS
Foto Governo do Brasil

Como fazer a solicitação do FGTS Valor máximo para retirada é de R$ 6.220. Veja quais municípios estão na lista, prazos e como fazer a solicitação.

Quem mora em áreas que foram afetadas pelas fortes chuvas podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação pode ser solicitada por meio do Aplicativo FGTS.

É necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220.

FGTS: Veja o passo a passo para consultar o saldo no app

Até o momento, municípios da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo foram habilitados com o Saque FGTS por motivo de calamidade. O prazo para pagamentos de alguns deles, no entanto, já expirou.

Confira abaixo a lista dos municípios que ainda estão no prazo para o saque:

  • Minas Gerais: Aimorés, Cataguases, Mateus Leme, Ponte Nova e Tocos do Moji.
  • Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Aperibé, Cambuci, Cardoso Moreira, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Nova Iguaçu e Petrópolis.
  • Espírito Santo: Alegre e São Miguel da Palha.
  • São Paulo: Avaré, Campo Limpo Paulista, Capivari, Embu das Artes, Franco da Rocha, Jaú e Monte Mor.

A lista completa de municípios e os prazos podem ser encontrados neste link.

Como fazer a solicitação

Não é necessário comparecer a uma agência para dar entrada na solicitação. Ela pode ser feita pelo celular, no aplicativo FGTS, que está disponível para download gratuito nas plataformas digitais (para Android e IOS).

  • Após o download do app FGTS e com informações de cadastro inseridas, vá na opção “Meus saques” e selecione “Outras situações de saque“. Clique em “Calamidade pública” — e informe o município.
  • Encaminhe os seguintes documentos: foto de documento de identidade (também são aceitos carteira de habilitação ou passaporte) e comprovante de residência (conta de luz, água ou outro documento recebido via correio) em nome do trabalhador emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro (a), é necessário ainda enviar Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.
  • Depois disso, selecione no aplicativo a opção para creditar o valor em uma conta da Caixa ou de qualquer outro banco e envie a solicitação. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis. Fonte: G1
To Top