Benefícios

Liberação pelo saque calamidade no FGTS da Caixa

celular app do fgts
rafastockbr / Shutterstock.com

Liberação pelo saque calamidade no FGTS da Caixa Não é necessário ir até uma agência da Caixa. O saque pode ser feito totalmente on-line pelo celular.

A Caixa liberou, a partir desta sexta-feira (12), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a trabalhadores de Marabá, no sudeste do Pará, por calamidade. Saiba nesta matéria como realizar o saque, sem precisar ir até uma agência.

Segundo a Caixa, a liberação, decorrente de fortes chuvas na cidade, pode ser solicitada pelo aplicativo FGTS.

Moradores de áreas afetadas pelas chuvas, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o saque até o dia 31 de julho de 2023.

A Caixa informou que é necessário possuir saldo na conta e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

Como solicitar o saque

solicitação é realizada pelo aplicativo FGTS, na opção “Meus Saques”, no celular, sem necessidade de comparecer a uma agência.

Ao fazer a solicitação, é possível indicar a conta, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira, para receber os valores. A transição não possui custos.

Em todo o Brasil, estão com pagamento vigente do Saque FGTS por motivo de calamidade 34 municípios dos seguintes estados: Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Como baixar o aplicativo

Com o saque 100% digital, o aplicativo FGTS é disponível para download gratuito nas plataformas virtuais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.

Orientações

Confira orientações para quem tem direito ao saque por calamidade:

  • Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
  • Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
  • O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Documentos necessários

  • Carteira de identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
  • Certidão de casamento ou escritura pública de união estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

Como tirar dúvidas

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato pelo Fale Conosco 0800 726 0207 – Fonte: G1

To Top