X

Petrobras anuncia retomada do 2º trem da Rnest e projeta alta na capacidade de diesel

(Reuters) – A Petrobras informou nesta quinta-feira que seu conselho de administração decidiu pela continuidade da implantação de um segundo trem de refino na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), projeto que havia sido interrompido em 2015 e que contribuirá para aumentar a oferta de diesel no país.

Com início de operações esperado para 2027, o Trem 2 da Rnest adicionará cerca de 13 milhões de litros de diesel S10 por dia à capacidade de produção nacional, indicou a petroleira.

A implantação da unidade já estava prevista no plano de investimentos atual da Petrobras, que projeta ao todo 9,2 bilhões de dólares para refino e gás natural até 2027. Uma das metas para o segmento é elevar a produção de diesel S-10, o mais consumido no país, em 318 mil barris por dia.

A retomada do projeto na refinaria pernambucana, interrompido há oito anos em meio ao escândalo de corrupção investigado pela Lava Jato que atingiu a Petrobras, ocorre em um momento em que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva busca aumentar o refino doméstico como forma de reduzir a dependência do país da importação de combustíveis.

Em nota, a Petrobras destacou que “as contratações associadas à continuidade das obras do Trem 2 da Rnest passarão por todas as análises necessárias, em observância às práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis, e serão divulgadas oportunamente ao mercado”.

Em maio, as unidades de refino da Petrobras atingiram o maior nível mensal de utilização desde 2015, alcançando a marca de 95%, mesmo com paradas programadas de algumas unidades.

O diretor executivo de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, disse recentemente que a companhia estuda incrementar sua capacidade de refino em até 500 mil barris por dia. Na ocasião, ele apontou que esse volume já incluía o segundo trem da Rnest, com 145 mil barris/dia.

Relacionadas

Em paralelo, a Petrobras vem conduzindo uma série de investimentos em expansão de capacidade e modernização de seu parque de refino.

Em abril, anunciou um contrato para ampliação e modernização de unidades operacionais na Rnest, visando aumentar a capacidade de processamento do trem 1 dos atuais 115 mil barris de petróleo por dia (bpd) para 130 mil bpd.

Na unidade de Cubatão, a estatal investiu 720 milhões de reais na última parada para manutenção, concluída neste mês, com serviços que incluíram a modernização dos equipamentos de sete unidades operacionais.

Outros projetos recentes incluem 450 milhões de reais direcionados à manutenção de Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas (RS), e a preparação da Refinaria de Petróleo Riograndense para se tornar a primeira biorrefinaria do país, com investimentos de 45 milhões de reais.

(Por Letícia Fucuchima)