Curiosidades

Curiosidades: Ventilador de mesa ou de coluna, como escolher o modelo ideal

Curiosidades: Ventilador de mesa ou de coluna, como escolher o modelo ideal

Curiosidades: Ventilador de mesa ou de coluna, como escolher o modelo ideal O lugar onde o ventilador será colocado é fundamental para a hora de escolher.

“A principal ideia do ventilador é circular o ar do ambiente. Por isso, o ideal é você escolher um aparelho de acordo com o tamanho do seu espaço”, afirma Rodrigo Bernardello, professor de engenharia mecânica no Centro Universitário FEI.

De mesa ou de coluna?

O ventilador de coluna é indicado para cômodos grandes como a sala da sua casa, por exemplo. Sua altura pode ser reajustada até 160 centímetros de altura, segundo os fabricantes.

O ventilador de mesa é aquele que precisa de uma base de apoio, seja ela uma bancada ou uma mesa. É um modelo indicado para ambientes pequenos, de acordo com Rodrigo Bernardello.

Ventilador ou circulador de ar: qual a diferença?

A principal diferença entre os modelos é que o ventilador direciona o ar para apenas um lugar e o circulador de ar distribui o ar produzido em diferentes direções, explica o especialista.

O circulador de ar, segundo ele, consegue renovar o ar do ambiente. Já o ventilador, por conseguir trabalhar com maior potência, é mais eficiente.

Fique de olho

Hélices – Sua função é deslocar o ar que está atrás do ventilador para a frente dele.

No mercado, a maioria dos ventiladores é equipada com hélices em torno de 40 centímetro de diâmetro, mas existem modelos que ficam entre 30 cm e 50 cm.

O diâmetro (da hélice) tem relação direta com o comprimento da pá, segundo o engenheiro: “Se a pá é mais comprida, vai conseguir deslocar um volume maior em cada rotação. Dessa forma, a tendência é que a vazão do ventilador aumente conforme aumenta o diâmetro”.

Vazão de ar – É o volume de ar que o ventilador desloca a cada segundo, de acordo com o professor. Ela varia entre 0,6 m³/s e 1,5 m³/s.

“Com uma vazão maior, você consegue deslocar mais ar no ambiente, ou seja, consegue empurrar o ar em ambientes grandes, fazendo com que ele percorra todo o espaço e volte”, complementa.

Por isso, é importante comprar o aparelho de acordo com o tamanho do espaço: “Se você pegar um cômodo muito grande e um ventilador pequeno o ar vai circular apenas perto do aparelho”.

Potência – “Para empurrar o ar, as pás devem fazer uma força sobre o ar e transferir energia. Assim, quanto mais ar deslocado, maior a força realizada pelas pás e mais energia transferida. Em linhas gerais, quanto maior a vazão, maior a potência consumida”, explica Bernardello.

A potência dos aparelhos varia de 50 a 150 watts.

Controle remoto – É um item prático para quem tem ventilador de coluna ou de mesa. Com ele, você ajusta a velocidade do aparelho, configura o desligamento automático com a função timer e liga o ventilador, sem precisar sair da cama, por exemplo.

Afinal, o ventilador gasta muita energia?

Depende de quantas horas por dia você utiliza o aparelho e do valor da tarifa de energia elétrica na sua residência.

O ar-condicionado, por exemplo, é uma opção para se refrescar, mas consome mais energia do que o ventilador, de acordo com o especialista.

Manutenção

“A grande questão da manutenção desses aparelhos é a poeira. Uma vez ao ano ou a cada um ano e meio é bom limpar as pás ou levar em uma assistência para desmontar as hélices e limpar o mecanismo dele”, pontua o professor Bernardello.

Para ele, é fácil encontrar as peças do aparelho caso seja necessário trocá-las. No entanto, tudo vai depender do que quebrou e do quanto vão cobrar por isso: “Algumas peças principais têm um custo que pode te deixar nesse limite de comprar um novo ou trocar”, avalia.

Selo Procel

Quando for comprar um ventilador é importante verificar a sua classificação no Selo Procel, emitido pela Eletrobras e com supervisão do Inmetro. Ele avalia a eficiência da vazão do ar em relação à potência consumida em cada fase que o aparelho possui. FONTE G1

To Top