Benefícios

INSS notifica mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas para Prova de Vida

inss meu inss
Fotografia wordpress-1208970-4282161.cloudwaysapps.com

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está convocando 4.351.557 aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para realizar a prova de vida. Desde 2023, o INSS é responsável pela comprovação de vida dos beneficiários, utilizando o cruzamento de informações de diversos órgãos.

Entretanto, cerca de 4,3 milhões de beneficiários nascidos em janeiro, fevereiro e março não foram localizados em nenhuma base de dados, resultando em notificações pelo aplicativo Meu INSS, número 135 ou via notificação bancária.

Aqueles que receberem a notificação devem realizar a prova de vida no aplicativo Meu INSS, site, rede bancária ou em uma agência do INSS. Caso a prova de vida não seja efetuada dentro de 60 dias após a notificação, o pagamento pode ser bloqueado.

Diversos métodos são aceitos para a comprovação de vida, incluindo o acesso ao aplicativo Meu INSS, empréstimo consignado com reconhecimento biométrico, atendimento presencial nas agências do INSS, realização de perícia médica, entre outros.

A prova de vida pode ser realizada ao longo do ano por meio de diversas ações, como atendimento no sistema público de saúde, vacinação, cadastro ou recadastramento em órgãos de trânsito, votação nas eleições, emissão/renovação de documentos, declaração de Imposto de Renda, entre outros.

O INSS tem 10 meses para comprovar a vida do beneficiário a partir da data de aniversário. Caso não seja possível comprovar por meio do cruzamento de informações, o segurado tem mais 60 dias para realizar a prova de vida e garantir a manutenção do benefício.

Palavras-chave Relacionadas: INSS, prova de vida, aposentados, pensionistas, beneficiários, notificação, Meu INSS, bloqueio de pagamento, métodos de comprovação, cruzamento de informações, benefícios previdenciários.

To Top