Benefícios

INSS revoga cancelamento de benefícios por falta de Prova de Vida

bpc
Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock.com

Após um comunicado alarmante sobre o possível cancelamento de benefícios para mais de 4 milhões de pessoas devido à falta de prova de vida, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) decidiu reverter sua decisão. A medida visa evitar aglomerações desnecessárias nas agências da Previdência Social.

Na semana passada, o Ministério da Previdência Social divulgou que aproximadamente 4,3 milhões de indivíduos estavam com a prova de vida atrasada. Destes, 2,9 milhões nasceram em janeiro e fevereiro, enquanto 1,4 milhão têm aniversário em março. O Ministério aconselhou-os a comparecer ao INSS para realizar a comprovação.

Desde janeiro do ano passado, o INSS assumiu a responsabilidade pela prova de vida dos segurados, eliminando a necessidade de comparecer pessoalmente às agências bancárias ou da Previdência. O Instituto passou a utilizar cruzamento de dados para identificar os beneficiários, incluindo atividades como contratação de empréstimos consignados, declaração de Imposto de Renda, consultas médicas em hospitais públicos e até mesmo o login em aplicativos.

Entretanto, o INSS identificou a ausência de informações de 4.351.557 pessoas com datas de aniversário de janeiro a março. Estas foram notificadas para apresentarem formas de comprovação da vida em até 60 dias, a fim de evitar o bloqueio do benefício, através do acesso ao aplicativo do Instituto ou comparecimento às agências.

Em resposta à preocupação generalizada dos beneficiários com a possibilidade de perder seus salários, o INSS esclareceu que a prova de vida continua sendo responsabilidade do órgão público. Portanto, a orientação é que os aposentados e pensionistas não necessitem se dirigir aos bancos ou agências da Previdência, pois o próprio INSS fará uma busca ativa, indo até o endereço cadastrado do segurado.

Uma forma de agilizar esse processo é fazer login no aplicativo usando a conta do Gov.br, desde que possua nível ouro.

To Top