Benefícios

Bandidos aplicam golpes do IPVA usando o Pix

Novo Pix
Miguel Lagoa/Shutterstock.com

A Secretaria da Fazenda de São Paulo emitiu um alerta sobre uma nova modalidade de golpe relacionado ao pagamento do IPVA. Criminosos estão se aproveitando da praticidade oferecida pelo Pix para ludibriar motoristas desavisados, levando a secretaria a acionar as autoridades policiais para investigar o caso e remover páginas falsas que estavam enganando os contribuintes.

Com o aumento da utilização do Pix para pagamento de tributos, o risco de golpes também se ampliou. Os golpistas estão enviando e-mails fraudulentos oferecendo descontos generosos de até 50% no IPVA e direcionando as vítimas para sites falsos, onde realizam ataques de phishing para roubar dados pessoais e financeiros.

O modus operandi desse golpe é sofisticado: os e-mails falsos são bem redigidos, sem erros ortográficos, e oferecem uma oportunidade aparentemente vantajosa de emissão da guia de pagamento do IPVA. Ao clicar no botão de consulta, a vítima é direcionada para um site falso, onde são solicitadas informações pessoais e dados do veículo.

O site fraudulento, então, realiza uma consulta ao site legítimo do órgão de trânsito para obter o valor real do IPVA devido pelo usuário, aumentando a credibilidade do golpe. Com a promessa de um desconto atraente, o golpista induz a vítima a gerar um código de pagamento via Pix por QR Code, direcionando os fundos para uma conta controlada pelos criminosos.

A Secretaria estadual de Fazenda do Rio de Janeiro alertou que não aceita pagamentos por Pix e orientou os contribuintes a emitirem a guia de pagamento apenas pelos sites oficiais da Secretaria de Fazenda e do banco Bradesco.

Diante dessa ameaça crescente, é fundamental que os usuários estejam atentos e adotem medidas de segurança, como verificar cuidadosamente os links antes de clicar e não inserir informações pessoais em sites suspeitos. Além disso, manter o software antivírus atualizado e estar ciente das táticas de phishing são práticas essenciais para se proteger contra esse tipo de golpe cada vez mais sofisticado.

To Top