Benefícios

Celular no INSS para realizar a nova prova de vida do aposentado ou pensionista

meu inss aposentadoria previdencia social
rafastockbr/Shutterstock.com

Celular no INSS para realizar a nova prova de vida do aposentado ou pensionista A Prova de Vida tem o objetivo de comprovar que um cidadão está vivo e pode receber benefício previdenciário; confira como fazer procedimento no celular pelo app Gov.br.

A Prova de Vida tem o objetivo comprovar que um cidadão está vivo, com o intuito de evitar fraudes no recebimento mensal do benefício previdenciário pago pelo INSS. Aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis devem realizar o procedimento anualmente para manter a base de dados atualizada e impedir que o pagamento seja suspenso. Para garantir maior facilidade e evitar o deslocamento até agências bancárias, o Governo Federal permite que a Prova de Vida seja feita de maneira inteiramente digital, através do aplicativo Gov.br, disponível para Android e iPhone (iOS). O serviço solicita reconhecimento facial para ser validado. No tutorial a seguir, veja como fazer a Prova de Vida pelo celular, sem sair de casa.

O que é Prova de Vida?

A Prova de Vida visa comprovar que um cidadão está vivo, para que ele possa continuar recebendo benefício previdenciário normalmente. O Governo Federal exige que o procedimento seja feito periodicamente, para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Vale destacar que há duas maneiras de realizar a Prova de Vida: presencialmente ou pelo celular, no app Gov.br. No procedimento presencial, deve-se comparecer ao balcão de atendimento do órgão pagador ou a um terminal de atendimento do banco pagador (caixa eletrônico). No aplicativo, por sua vez, o processo é feito por reconhecimento facial e evita o deslocamento até as agências bancárias.

Quem pode fazer a Prova de Vida digital pelo celular?

A Prova de Vida digital pode ser realizada por aposentados, pensionistas ou beneficiários que possuam Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visto que a foto do reconhecimento facial será validada através dos dados armazenados na Senatran e na Justiça Eleitoral. Ao acessar o aplicativo Gov.br e tocar em “Prova de Vida”, o órgão que faz o pagamento dos seus benefícios informará automaticamente se você está apto a fazer o procedimento de forma digital.

Como fazer a Prova de Vida digital pelo celular?

Passo 1. Acesse o aplicativo Gov.br e toque em “Entrar com gov.br”. Em seguida, digite o número do seu CPF e selecione “Continuar”.

Passo 2. Informe sua senha de acesso (a mesma utilizada em todas as plataformas do Governo Federal) e toque em “Entrar”. Na página inicial do aplicativo, selecione “Prova de Vida”.

Passo 3. Na página “Histórico de prova de vida”, toque em “Prova de vida pendente” para iniciar o procedimento. Em seguida, selecione o botão “Fazer reconhecimento facial” e siga as instruções dadas pela plataforma, como aproximar ou afastar o rosto da tela. Ao final, o status da prova de vida deverá estar sinalizado como “Autorizado”. Fonte: G1

To Top