Benefícios

INSS adverte beneficiários para Prova de Vida: saiba como realizar online

bpc
Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock.com

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está emitindo alertas para milhões de beneficiários em todo o país, lembrando-os de realizar a prova de vida, um procedimento crucial para confirmar sua existência e manter o recebimento dos benefícios. As notificações podem ser recebidas por meio do aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou pelo banco onde os benefícios são pagos.

Após receberem a notificação, os beneficiários têm um prazo de 60 dias para realizar a prova de vida no INSS ou no banco responsável pelo pagamento do benefício. Se esse prazo expirar sem a realização do procedimento, o pagamento dos benefícios pode ser bloqueado.

É Possível Fazer a Prova de Vida do INSS Online?

Sim, é possível realizar o procedimento pela internet através do aplicativo Meu INSS. Os beneficiários devem ter um cadastro ativo no Portal Gov.br para acessar o aplicativo tanto pelo celular quanto pelo site. O procedimento é simples:

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Informe seu CPF e senha;
  3. Na seção “Do que você precisa?”, busque por “Prova de vida”;
  4. Se você tiver realizado a coleta de biometria no TSE ou Denatran, poderá fazer a prova de vida digital pelo aplicativo Gov.br;
  5. Caso não tenha realizado a coleta de biometria, não será possível fazer a prova de vida pelo Meu INSS.

Para os beneficiários com biometria, haverá instruções para fazer o reconhecimento facial. Após a conclusão bem-sucedida do procedimento, o beneficiário receberá uma mensagem de confirmação.

A Importância da Prova de Vida e as Novas Práticas Implementadas

Desde janeiro de 2023, os beneficiários do INSS não precisam mais se deslocar até um banco para realizar a prova de vida anual. O INSS agora utiliza informações de diferentes fontes para verificar se os segurados estão vivos, incluindo o acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro, contratação de empréstimos consignados com reconhecimento biométrico, realização de perícias médicas e atualizações no Cadastro Único.

Como Descobrir se Precisa Realizar a Prova de Vida

Os beneficiários podem verificar a última confirmação de vida feita pelo INSS no site ou aplicativo Meu INSS. Se o órgão não obtiver sucesso na confirmação após dez meses do aniversário do segurado, uma notificação será enviada e o segurado terá 60 dias para realizar a prova de vida.

É Possível Realizar a Prova de Vida no Banco?

Sim! Mesmo não sendo mais obrigatório, os beneficiários podem realizar a prova de vida em uma agência da Previdência Social ou no banco responsável pelo pagamento. Se o segurado não puder comparecer pessoalmente, devido a doença ou dificuldades de locomoção, ele pode nomear um procurador cadastrado no INSS.

To Top