Benefícios

Consulta digital e saque do programa no FGTS

FGTS Saques Fundo de Garantia
rafapress/Shutterstock.com

Consulta digital e saque do programa no FGTS O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista que oferece suporte financeiro em momentos de necessidade. No entanto, muitos trabalhadores ainda têm dúvidas sobre quem pode sacar esse benefício e em quais situações. Neste artigo, vamos esclarecer quem tem direito ao saque do FGTS e como fazer a consulta do saldo. Confira!

Quem Pode Sacar o FGTS? O saque do FGTS é um direito de todos os trabalhadores que firmaram contrato após 5 de outubro de 1988, além de outros grupos previstos na legislação. Entre os beneficiários estão trabalhadores de carteira assinada, rurais, temporários, empregados domésticos, entre outros. A reforma trabalhista de 2017 também incluiu os profissionais intermitentes nesse grupo.

Posso Sacar o FGTS Mesmo Trabalhando de Carteira Assinada? Sim, mesmo trabalhando, é possível sacar o FGTS em algumas situações específicas. Por exemplo, o saque aniversário permite retirar uma porcentagem do saldo do FGTS no mês do aniversário do trabalhador, independentemente da rescisão do contrato. Outras circunstâncias, como compra de imóveis, desastres naturais e aposentadoria pelo INSS, também permitem o saque mesmo estando empregado.

Como Consultar o Saldo do FGTS? A consulta do saldo do FGTS pode ser feita de forma simples e rápida. Os trabalhadores podem verificar o saldo por telefone, através do número 0800 726 0207, informando a data de nascimento e o NIS. Também é possível receber informações via SMS, após cadastramento no aplicativo do FGTS. Além disso, o aplicativo FGTS oferece a opção de consulta do saldo e a emissão de extratos para impressão ou download em formato PDF.

To Top