Benefícios

Governo anuncia Pente-Fino no INSS para combate a fraudes

INSS Previdência
rafastockbr/Shutterstock.com

O recente comunicado emitido pelo Governo Federal trouxe preocupação para milhões de aposentados e pensionistas do INSS. Segundo informações do Ministério da Previdência, um pente-fino está previsto para a lista de beneficiários do Instituto, visando assegurar que apenas aqueles realmente necessitados recebam os pagamentos mensais.

A iniciativa tem como meta economizar aproximadamente R$ 21 bilhões ao longo do ano de 2024. Confira os principais detalhes sobre o pente-fino do INSS:

  • Além da revisão dos benefícios já concedidos, outra ferramenta será implementada para auxiliar na economia de recursos. Trata-se do Atestmed, um sistema que analisa documentos para a concessão do auxílio-doença.
  • Recentemente, o INSS anunciou que o Atestmed será aprimorado com o uso de inteligência artificial, permitindo a identificação de possíveis fraudes.
  • A tecnologia realizará o cruzamento de dados com outros órgãos federais, buscando identificar irregularidades, como atestados emitidos em sequência ou assinaturas falsificadas.
  • Além de detectar fraudes, a ferramenta contribuirá para reduzir o tempo de espera pelo benefício, diminuindo os custos por atraso.
  • Quanto ao pente-fino, o foco do INSS será na concessão indevida de benefícios, bem como na liberação de recursos para segurados falecidos.
  • Para agilizar o processo, está prevista a contratação de mais servidores, que serão responsáveis por cobrar benefícios indevidos e analisar os já concedidos.

Essas medidas já estão em vigor e espera-se que tragam benefícios significativos em breve, tanto em termos de economia quanto de combate a fraudes no sistema previdenciário.

To Top