Benefícios

Governo aumenta busca ativa para incluir famílias no programa Bolsa Família

Bolsa Família Saques
Cassiano Correia/Shutterstock.com

O Governo Federal está intensificando esforços para identificar e incluir no Bolsa Família as famílias que têm direito ao benefício, mas ainda não estão cadastradas no programa de distribuição de renda. O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

A iniciativa será realizada em todas as regiões do país e contará com a colaboração dos municípios, que receberão recursos para realizar essa busca ativa e atualizar o Cadastro Único.

Ele ressaltou: “(Haverá) a pactuação com a rede de assistência social, com todo o Sistema Único da Assistência Social (Suas), CRAS, Creas, enfim, onde vamos voltar a repassar recursos para os municípios para garantir as condições desse trabalho de atualização do Cadastro de Busca Ativa para trazer quem precisa para ter o recebimento do Bolsa Família”.

Os recursos para financiar esse benefício extra serão obtidos através da exclusão de beneficiários irregulares do Bolsa Família.

Foi informado que o governo Lula identificou indícios de irregularidades em aproximadamente dez milhões de beneficiários do programa. Ele ressaltou que há cerca de 6 milhões de famílias compostas por apenas uma pessoa, o que levanta suspeitas sobre esses registros no Cadastro Único (CadÚnico). Essas inscrições suspeitas passarão por uma análise mais criteriosa para confirmação das informações.

To Top