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Como verificar o benefício de Prestação Continuada (BPC) usando o CPF?

BPC Loas inss
Joa Souza/Shutterstock.com

Muitas vezes, garantir os benefícios adequados do INSS pode ser uma tarefa complexa. Entre esses benefícios está o BPC, que oferece um salário mínimo mensal para idosos com 65 anos ou mais e para pessoas com deficiência. Neste artigo, abordaremos a distinção entre LOAS e BPC, como verificar o BPC usando o CPF através do aplicativo Meu INSS e os passos para acompanhar o status de aprovação.

O que é BPC?

O BPC, ou Benefício de Prestação Continuada, destina-se a pessoas que não têm condições de integrar-se plenamente à sociedade devido a impedimentos intelectuais, sensoriais ou físicos. Além disso, contempla aqueles com 65 anos ou mais, desde que a renda per capita do grupo familiar seja igual ou inferior a ¼ do salário mínimo. É importante observar que o BPC não é uma aposentadoria, pois não requer contribuições ao INSS.

LOAS e BPC são a mesma coisa?

Apesar de muitas vezes serem utilizados como sinônimos, LOAS e BPC têm distinções importantes. A LOAS, ou Lei Orgânica da Assistência Social, estabelece as normas gerais da assistência social no país, incluindo o BPC. Este último é direcionado a pessoas de baixa renda, idosos com mais de 65 anos e indivíduos com deficiência, conforme as disposições da LOAS.

Como consultar o benefício BPC pelo Meu INSS?

Após solicitar o BPC, é possível verificar a disponibilidade do benefício e acompanhar seu status por meio do aplicativo Meu INSS. Basta fazer login, acessar a seção “Meus benefícios” e lá estarão disponíveis informações sobre o andamento da solicitação, agendamento de avaliações médicas e sociais, bem como envio e recebimento de documentos.

Como solicitar o BPC?

O pedido do BPC pode ser feito através do Meu INSS, selecionando a opção “Novo pedido” e seguindo as instruções para o benefício assistencial. Além disso, é possível obter informações sobre o benefício no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). No entanto, é fundamental que a família esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) para ter acesso ao benefício.

Como consultar o BPC pelo telefone 135?

Se já estiver cadastrado, é possível consultar o BPC ligando para o telefone 135 ou acessando o site da Previdência Social e fornecendo o CPF. A ligação é gratuita quando feita de um telefone fixo.

BPC aprovado, e agora?

Quando o benefício é aprovado, o valor estará disponível em uma agência bancária próxima à área selecionada. Para recebê-lo, basta apresentar um documento original com foto ao responsável bancário.

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