Internet

O que devo fazer se perdi minha conta do Instagram?

Instagram Rede Social Golpes
wichayada suwanachun/Shutterstock.com

Se você enfrenta o pesadelo de ter perdido o acesso à sua conta do Instagram, possivelmente vítima de uma invasão digital, este guia é para você. A invasão de contas pode ocorrer por diversos motivos, muitas vezes devido a cliques em links suspeitos enviados por SMS, WhatsApp, ou e-mails, prática comum entre hackers para obter acesso a perfis. Entre os sinais de alerta estão mensagens estranhas enviadas aos seus contatos, postagens atípicas, alterações na senha, notificações de login de lugares desconhecidos, e-mails sobre acessos não autorizados, além de flutuações inesperadas no número de seguidores e seguindo.

Em caso de invasão, o Instagram orienta os usuários a seguirem um conjunto de procedimentos para tentar recuperar a conta. Embora algumas destas etapas possam variar de acordo com o tipo de conta, a plataforma sugere a tentativa de todas as opções disponíveis.

Passo a Passo para a Recuperação:

1. Verificação de E-mails: Se você foi notificado via e-mail ([email protected]) sobre uma mudança no seu endereço de e-mail cadastrado, você pode reverter essa ação diretamente através do link fornecido no e-mail.

2. Solicitação de Link de Login: O Instagram permite que você peça um link de login para ser enviado ao seu e-mail ou número de telefone cadastrado, fornecendo uma forma de confirmar sua identidade e recuperar o acesso à conta.

3. Obtenção de Código de Segurança ou Suporte: Se o link de login não for suficiente, é possível solicitar assistência direta do Instagram, inserindo um e-mail seguro ao qual somente você tem acesso.

4. Verificação de Identidade: Dependendo do caso, o Instagram pode solicitar uma verificação adicional de identidade, que pode incluir desde o fornecimento de informações básicas até a realização de uma selfie em vídeo, girando a cabeça em várias direções para comprovar sua identidade.

Medidas Preventivas:

Para aqueles que ainda conseguem acessar suas contas mas suspeitam de atividades suspeitas, algumas medidas preventivas podem ser adotadas:

  • Mudança imediata da senha e ativação da autenticação de dois fatores;
  • Revisão e atualização de informações de contato, como e-mail e número de telefone;
  • Remoção de contas vinculadas não reconhecidas;
  • Desautorização de apps de terceiros suspeitos.

Este incidente ressalta a importância de estar sempre atento e seguir as práticas recomendadas de segurança online para proteger sua conta do Instagram e outros serviços digitais.

To Top