Benefícios

Mais de 4 Milhões são chamados para prova de vida do INSS

MEU INSS celular
rafastockbr/Shutterstock.com

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está intensificando seus esforços para validar a continuidade dos pagamentos a seus beneficiários, convocando cerca de 4,35 milhões de aposentados, pensionistas e receptores de auxílios duradouros para a realização da prova de vida. Esta ação, que ganhou força em 2023, é parte de uma nova estratégia adotada pelo INSS para autenticar a existência de seus beneficiários, empregando dados de múltiplas fontes governamentais.

Um desafio surgiu quando foi identificado que aproximadamente 4,3 milhões de beneficiários, especificamente os nascidos nos primeiros três meses do ano, não puderam ser localizados em registros de dados existentes. Para resolver essa questão, o INSS está notificando os indivíduos afetados por meio do aplicativo Meu INSS, ligações para o número 135 e avisos emitidos pelos bancos.

Aqueles que recebem a notificação são aconselhados a cumprir com a prova de vida usando o aplicativo Meu INSS, através do site oficial, nas agências bancárias participantes ou diretamente em um posto do INSS. O não cumprimento desse requisito dentro de um período de 60 dias após a notificação poderá resultar no bloqueio dos pagamentos.

Para facilitar o processo, o INSS aceita diversas formas de confirmação de vida, incluindo biometria para empréstimos consignados, comparecimento às agências do INSS, exames de perícia médica, entre outros. Além disso, atividades cotidianas, como consultas médicas, vacinação, interações com órgãos de trânsito, participação eleitoral, emissão ou renovação de documentos e a declaração do Imposto de Renda, também podem ser usadas como prova de vida ao longo do ano.

O INSS determinou um prazo de 10 meses, a contar do mês de aniversário do beneficiário, para realizar a verificação. Caso a prova de vida não seja confirmada por meio desses cruzamentos de informações, o beneficiário terá um período adicional de 60 dias para efetuar o procedimento e assegurar o prosseguimento do seu benefício.

To Top