Benefícios

Prova de vida no INSS pelo celular agora é possível através do app Gov.br

meu aplicativo do inss celular
rafastockbr / Shutterstock.com

A Prova de Vida, essencial para garantir o recebimento regular de benefícios previdenciários, agora pode ser feita de forma digital, diretamente pelo celular, através do aplicativo Gov.br. Essa facilidade visa evitar fraudes e proporcionar mais comodidade aos beneficiários, que não precisam mais se deslocar até agências bancárias para realizar o procedimento.

O que é a Prova de Vida?

A Prova de Vida é um processo necessário para comprovar que os beneficiários do INSS estão vivos e aptos a receber seus pagamentos regularmente. Esse procedimento é exigido anualmente para aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis, visando manter a integridade da base de dados e evitar suspensões indevidas de benefícios.

Como Funciona a Prova de Vida pelo Celular?

A Prova de Vida pelo celular é realizada através do reconhecimento facial no aplicativo Gov.br. Para isso, o beneficiário precisa ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que a validação da foto é feita com base nos dados desses órgãos. Ao acessar o aplicativo e selecionar a opção “Prova de Vida”, o sistema indicará automaticamente se o beneficiário está apto a realizar o procedimento digitalmente.

Passo a Passo para Realizar a Prova de Vida:

  1. Acesse o aplicativo Gov.br e faça login com seu CPF.
  2. Informe sua senha de acesso.
  3. Na página inicial, selecione “Prova de Vida”.
  4. Escolha a opção “Prova de Vida pendente” e inicie o reconhecimento facial.
  5. Siga as instruções fornecidas pela plataforma, ajustando a posição do rosto conforme solicitado.
  6. Ao finalizar o processo, o status da Prova de Vida será indicado como “Autorizado”.

Com essa iniciativa, o INSS busca tornar os procedimentos mais ágeis e acessíveis, proporcionando uma experiência mais moderna e eficiente aos beneficiários.

To Top