Benefícios

15 novos Programas Sociais pelo Cadastro Único (CadÚnico)

Cadastro unico GOV beneficios
rafapress/Shutterstock.com

O Governo Federal lançou hoje uma extensa lista de programas sociais vinculados ao Cadastro Único para o ano de 2024. Essas iniciativas têm como objetivo primordial atender às necessidades de milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social, proporcionando acesso a benefícios essenciais. Confira a diversidade de programas destinados a promover inclusão e reduzir desigualdades:

Bolsa Família: Continua sendo um dos principais programas de transferência de renda, oferecendo suporte financeiro a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Pronatec: Busca ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica por meio de cursos de capacitação para jovens e adultos.

Tarifa Social de Energia Elétrica: Proporciona descontos na conta de energia elétrica para famílias de baixa renda, garantindo acesso a esse serviço essencial.

BPC: Destinado a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, visa garantir um salário mínimo mensal.

Minha Casa Minha Vida: Facilita o acesso à moradia digna por meio de financiamentos e subsídios.

PNAE: Garante alimentação saudável a estudantes da rede pública, contribuindo para seu desenvolvimento e aprendizagem.

Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda: Permite a contribuição previdenciária com alíquotas reduzidas para trabalhadores de baixa renda.

Programa Cisternas: Combate a escassez de água no semiárido por meio da instalação de cisternas para captação e armazenamento de água de chuva.

Bolsa Verde: Incentiva práticas sustentáveis e conservação ambiental em áreas de preservação.

Brasil Alfabetizado: Foca na alfabetização de jovens e adultos, visando à erradicação do analfabetismo.

Farmácia Popular: Oferece medicamentos essenciais com descontos expressivos, ampliando o acesso da população aos tratamentos necessários.

PAA: Estimula a agricultura familiar, garantindo a compra de alimentos produzidos por pequenos agricultores.

Carteira do Idoso: Facilita o acesso de idosos de baixa renda ao transporte interestadual gratuito.

AquaSUS: Promove a melhoria do saneamento básico em áreas rurais, garantindo acesso à água de qualidade.

Crédito Fundiário: Possibilita o acesso à terra para agricultores familiares, estimulando o desenvolvimento rural.

Esses programas, integrados ao Cadastro Único, refletem o compromisso do governo em reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida dos brasileiros. O acesso a esses benefícios desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

To Top