Benefícios

Novas taxas para Empréstimo Consignado beneficiam aposentados e pensionistas

Consignado
rafastockbr/Shutterstock.com

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) deu um grande passo em favor dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na última quarta-feira (28), com a aprovação de uma medida que reduzirá significativamente os juros do empréstimo consignado para este grupo. A decisão marca um momento importante para milhões de beneficiários que buscam opções de crédito mais acessíveis.

Detalhes da Redução de Juros

Segundo a resolução do CNPS, a taxa de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS será reduzida de 1,76% para 1,72% ao mês. Para operações com cartão de crédito consignado, a taxa será ajustada para 2,55% ao mês. Essa mudança entrará em vigor cinco dias úteis após a publicação oficial da resolução, proibindo as instituições financeiras de praticarem taxas superiores a estas.

Impacto da Redução da Selic

A redução das taxas de juros acompanha o movimento de diminuição da taxa Selic, atualmente em 11,25%, refletindo uma tendência de alívio nas condições de crédito para os consumidores. Essa medida visa facilitar o acesso ao crédito para aposentados e pensionistas, oferecendo-lhes opções de financiamento mais baratas e acessíveis.

Vantagens do Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado se destaca por suas taxas de juros reduzidas, graças ao menor risco associado à modalidade, onde as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS. Além disso, essa forma de empréstimo oferece a possibilidade de crédito mesmo para pessoas com histórico de crédito negativo.

A conveniência do desconto automático das parcelas do salário ou benefício elimina preocupações com pagamentos mensais, facilitando a gestão financeira dos beneficiários. No entanto, é fundamental que os interessados na contratação do empréstimo consignado avaliem cuidadosamente sua capacidade de pagamento, para evitar endividamento e complicações financeiras futuras.

Recomendações e Cuidados

Ao considerar o empréstimo consignado, os aposentados e pensionistas devem planejar com atenção, analisando suas finanças para garantir que a dívida não comprometa seu orçamento. A decisão do CNPS é um passo positivo em direção a condições de crédito mais favoráveis, mas requer que os beneficiários façam escolhas financeiras prudentes.

O anúncio das novas taxas de juros representa uma vitória significativa para aposentados e pensionistas, prometendo facilitar o acesso a recursos financeiros adicionais de maneira mais econômica.

To Top