X

Criminosos usam o IPVA para aplicar golpes do PIX

Gabriel_Ramos/Shutterstock.com

A Secretaria da Fazenda de São Paulo alertou sobre uma tentativa de fraude envolvendo o pagamento do IPVA. Criminosos estão utilizando o PIX como ferramenta para ludibriar motoristas, resultando em uma preocupação crescente. Pelo menos três páginas falsas foram identificadas até o momento, e as autoridades já foram notificadas.

Descrição do Golpe

Os golpistas estão prometendo descontos de até 50% no pagamento do IPVA, utilizando o PIX como meio de transação. A estratégia é sofisticada e perigosa: os criminosos enviam e-mails convincentes, sem erros ortográficos, oferecendo a oportunidade de emissão de guias de pagamento com supostos descontos.

Funcionamento da Fraude

As vítimas, ao clicarem no botão de consulta presente no e-mail, são redirecionadas para um site falso. Nesse ambiente virtual, os criminosos interceptam todas as informações inseridas, incluindo dados pessoais e detalhes do veículo. O site fraudulento realiza consultas ao site oficial do órgão de trânsito, obtendo o valor real do IPVA devido pelo usuário, aumentando a credibilidade do golpe.

Relacionadas

Passo a Passo para Emitir a Guia de Pagamento

É importante ressaltar que a Secretaria de Fazenda não aceita pagamentos via PIX. Para emitir a guia de pagamento legítima, os contribuintes devem seguir as instruções fornecidas pela Sefaz-RJ e pelo banco Bradesco, acessando o Portal do IPVA dentro do site oficial.

Dicas de Segurança

Fabio Assolini, diretor da equipe de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky, destaca a evolução dos ataques financeiros por e-mail. Ele ressalta a importância de verificar a autenticidade das mensagens suspeitas antes de agir, atentando-se a erros de português menos frequentes e a links duvidosos.

É fundamental desconfiar de e-mails que oferecem descontos excepcionais e verificar cuidadosamente os links antes de clicar. Manter o software antivírus atualizado e educar-se sobre as táticas de phishing também são medidas essenciais para se proteger contra fraudes.