Benefícios

Revisão do teto da aposentadoria no INSS

Previdência MEU INSS
rafastockbr/Shutterstock.com

Se você se aposentou entre 05/04/1991 e 31/12/2003, fique atento: você pode ter direito a uma revisão que aumenta o valor da sua aposentadoria. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cometeu erros no cálculo de muitas aposentadorias durante esse período, mas a boa notícia é que a Justiça reconheceu o direito à correção desses benefícios.

O que é a Revisão do Teto?

A Revisão do Teto Previdenciário é um ajuste feito para corrigir o valor de aposentadorias que foram limitadas por um teto máximo estabelecido pelo INSS em determinados períodos. Esse teto pode ser aumentado, permitindo que sua aposentadoria seja recalculada e, consequentemente, aumentada.

Quem Tem Direito?

Tem direito à revisão do teto quem:

  • Teve a aposentadoria concedida entre 05/04/1991 e 31/12/2003.
  • Teve o benefício limitado pelo teto do INSS.
  • Não teve o benefício recalculado com base no Teto 10.

Como Funciona?

Quando uma pessoa se aposenta, o valor do benefício é calculado com base em critérios como tempo de contribuição e valores contribuídos. No entanto, mesmo que o cálculo resulte em um valor alto, ele será sempre limitado ao teto da previdência vigente na época. A Revisão do Teto entra em cena quando o teto é posteriormente reajustado, permitindo que quem já estava aposentado peça a revisão para receber a diferença.

Como Fazer o Pedido?

É importante destacar que a revisão não é automática. É necessário solicitar o pedido no INSS e, se necessário, na Justiça. Por isso, é recomendável buscar a ajuda de um Advogado Previdenciário, que pode orientar sobre os documentos necessários e os passos a seguir. Não confie em modelos genéricos de petição encontrados na internet, pois cada caso é único e requer uma análise específica.

Quanto Posso Receber?

O valor exato a ser recebido varia de acordo com o histórico de contribuições e os reajustes do teto previdenciário. Em alguns casos, a diferença pode ser pequena, mas em outros, pode representar uma quantia significativa. Além do aumento mensal na aposentadoria, você também pode ter direito a receber os valores retroativos dos últimos 5 anos.

Se você se enquadra nas condições mencionadas e deseja saber mais sobre a revisão do teto da sua aposentadoria, não hesite em buscar orientação profissional. Um advogado especializado pode ajudar a garantir seus direitos previdenciários.

To Top