Benefícios

Aposentadoria do INSS para mulheres com regras atualizadas

frente da previdencia social inss
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Você sabe como funcionam as regras de aposentadoria para as mulheres? Quais são os requisitos, a idade mínima e como é calculado o valor do benefício? Descubra tudo sobre isso agora mesmo!

Por que as Mulheres Podem se Aposentar Mais Cedo?

As mulheres contam com regras diferenciadas de aposentadoria devido ao seu papel na sociedade. Muitas vezes, além do trabalho remunerado, elas assumem a maior parte das tarefas domésticas e da criação dos filhos. Essa realidade justifica o direito das mulheres se aposentarem antes dos homens.

Quais São as Regras de Aposentadoria para Mulheres?

Existem diversas opções de aposentadoria para as mulheres, como por idade, por tempo de contribuição e especial. Cada uma possui suas próprias regras de direito adquirido, de transição e novas regras.

Aposentadoria por Idade da Mulher

Nessa modalidade, as mulheres têm direito a se aposentar mais cedo, com regras de cálculo mais favoráveis. Antes da reforma da previdência, bastavam 15 anos de contribuição e 60 anos de idade para a aposentadoria por idade.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição da Mulher

Após a reforma, a aposentadoria por tempo de contribuição sofreu alterações, mas mulheres que contribuíram antes dela mantêm direitos adquiridos. Existem ainda regras de transição, como o pedágio de 50%, que permite a aposentadoria sem idade mínima, desde que sejam cumpridos 30 anos de contribuição.

Aposentadoria Especial da Mulher

Para aquelas expostas a condições prejudiciais à saúde, como atividades insalubres, a aposentadoria especial é uma opção. O benefício é calculado com base na média dos maiores salários de contribuição.

To Top