Benefícios

FGTS Digital muda o recolhimento do Fundo de Garantia com integração PIX

Fundo de Garantia Novo FGTS
rafapress/Shutterstock.com

O lançamento do FGTS Digital, em todo o território nacional na última sexta-feira, 01, marca um novo capítulo na gestão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Desenvolvido através de uma parceria entre o Ministério de Gestão e Inovação, Conselho Curador do FGTS, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Serpro, e Caixa Econômica Federal, o sistema promete simplificar significativamente o recolhimento do FGTS, além de oferecer uma redução de custos operacionais estimada em R$ 144 mil.

Inovações do FGTS Digital

A nova plataforma unifica as guias de recolhimento mensal e rescisória em uma única guia, a GFD – Guia do FGTS Digital, facilitando o processo para os empregadores. Com a adoção do sistema PIX para pagamentos, a rapidez na liberação dos recursos do FGTS em caso de demissão é outra vantagem destacada. A integração com o e-Social permitirá a atualização automática das informações dos trabalhadores, agora identificados pelo CPF, substituindo o uso do PIS.

Impactos Esperados

De acordo com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, espera-se que o FGTS Digital traga uma economia de tempo significativa para os empregadores, reduzindo o processo de recolhimento em até 36 horas. A ampliação da rede arrecadadora, de 16 para 800 instituições, é outra mudança que promete aumentar a eficiência do sistema. Apesar da gestão dos recursos continuar sob a administração da Caixa Econômica Federal, a gestão operacional passará para as mãos do Ministério do Trabalho.

Acesso e Operacionalidade

O acesso ao novo sistema FGTS Digital é realizado através de sua plataforma oficial, onde empregadores de todo o país já podem realizar o recolhimento do FGTS de forma mais eficiente e econômica. A mudança é um passo significativo em direção à modernização dos processos administrativos relacionados ao trabalho e emprego no Brasil, prometendo impactos positivos tanto para empregadores quanto para empregados.

To Top