Benefícios

É necessário um advogado para solicitar a revisão da vida toda no INSS?

Previdencia social seguro inss aposentadoria
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Revisão da Vida Toda tem sido um tema amplamente discutido entre os aposentados, suscitando dúvidas sobre a necessidade de um advogado para seu pedido. Este artigo busca esclarecer esse questionamento e oferecer orientações sobre esse direito previdenciário.

Entendendo a Revisão da Vida Toda

A Revisão da Vida Toda é um processo que permite aos aposentados solicitar a revisão do valor de sua aposentadoria, considerando todas as contribuições ao INSS, inclusive aquelas anteriores a julho de 1994. Essa revisão pode beneficiar aqueles que tinham salários mais elevados antes desse período.

Aprovação e Pendências

Embora a Revisão da Vida Toda tenha sido aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, os processos estão suspensos aguardando o julgamento de um recurso do INSS, relacionado aos valores retroativos a serem pagos em caso de vitória na ação.

Como dar entrada na revisão?

Para solicitar a Revisão da Vida Toda, é necessário ingressar com uma ação judicial. O INSS não realizará essa revisão administrativamente, exigindo a intervenção de um advogado para representar o requerente.

Documentação necessária

Os documentos necessários incluem comprovação das contribuições previdenciárias ao longo dos anos, especialmente aquelas anteriores a 1994 e, principalmente, anteriores a 1982.

Custo do serviço advocatício

O valor cobrado por um advogado previdenciário varia conforme a experiência, complexidade do caso, tempo e trabalho necessários, bem como a região de atuação do profissional. É importante buscar orientação de um advogado especializado para evitar prejuízos na revisão.

To Top