Benefícios

Como comprovar seus direitos no INSS?

Previdencia social seguro inss aposentadoria
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece uma ferramenta importante para garantir os direitos dos trabalhadores e seus dependentes: a Justificação Administrativa. Essa medida permite comprovar situações como trabalho não documentado, atividades insalubres e união estável.

Garantir direitos sociais é uma questão de cidadania, mas saber como exercê-los pode ser um desafio para muitos.

Recuperando tempo de serviço

Para aqueles que trabalharam sem registro ou como autônomos sem contribuir para o INSS, é possível recuperar esse tempo de serviço a qualquer momento. Essa medida pode antecipar a aposentadoria ou possibilitar a concessão de benefícios mais vantajosos.

As regras previdenciárias mudaram ao longo do tempo, mas detalhes do passado podem fazer toda a diferença para garantir um futuro mais tranquilo.

União estável e direitos previdenciários

Muitas pessoas vivem em união estável, sem formalizar legalmente o relacionamento. No entanto, essa união tem o mesmo valor que um casamento perante o INSS e pode ser comprovada diretamente no órgão. Caso haja recusa, ainda é possível buscar amparo na Justiça.

Os momentos de felicidade podem gerar direitos importantes, e é fundamental garantir o reconhecimento dessas situações perante a Previdência.

Fazendo valer seus direitos

Para garantir o acesso à aposentadoria, pensão e demais benefícios previdenciários, a Justificação Administrativa é uma ferramenta essencial. Esse processo é gratuito e não exige formalidades complexas. A lei requer apenas três provas e testemunhas para comprovação.

Basta um indício de prova material para iniciar o processo, demonstrando a existência dos direitos pleiteados.

Planejar com antecedência é fundamental, tanto junto ao INSS quanto na esfera judicial, para assegurar os direitos previdenciários.

To Top