Benefícios

Modernização do FGTS: novo sistema digital simplifica saques por rescisão

FGTS Saques Fundo de Garantia
rafapress/Shutterstock.com

Em um movimento para modernizar e simplificar o acesso aos direitos dos trabalhadores, o Governo Federal anuncia uma significativa atualização no processo de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A partir deste mês, os trabalhadores demitidos sem justa causa poderão acessar seus recursos de forma mais rápida e menos burocrática, graças à implementação da nova plataforma FGTS Digital.

Facilitação do Processo de Saque

A plataforma FGTS Digital, obrigatória para as empresas desde o início de março, permite a automatização do processo de notificação de demissões à Caixa Econômica Federal. Com essa mudança, elimina-se a necessidade da “chave de conectividade”, um código que antes era imprescindível para o trabalhador acessar seu FGTS após ser desligado da empresa.

Como Funciona Agora

  • Antes: Era necessário que a empresa fornecesse uma chave de conectividade ao trabalhador, que deveria apresentá-la na Caixa Econômica Federal para comprovar sua elegibilidade ao saque por rescisão.
  • Agora: O processo se tornou automático. Assim que a empresa registra a demissão do trabalhador no sistema eSocial, que se integra ao FGTS Digital, a Caixa é notificada diretamente, eliminando a necessidade de apresentação da chave.

Procedimento para Saque Digital do FGTS

Para os trabalhadores, o saque se tornou igualmente mais simples. Através do aplicativo do FGTS, é possível solicitar o saque digitalmente, seguindo estes passos:

  1. Acesso ao aplicativo FGTS e login;
  2. Seleção da opção “Saque digital” no menu de serviços;
  3. Escolha de “saque rescisão” e confirmação dos requisitos necessários;
  4. Envio de documentos, se solicitado;
  5. O valor será transferido para a conta corrente previamente cadastrada no aplicativo.

Benefícios e Perspectivas

Essa atualização promete não apenas agilizar os processos administrativos relacionados ao FGTS, mas também garantir que os trabalhadores tenham acesso aos seus recursos de maneira eficiente e segura. Com a plataforma FGTS Digital, espera-se uma maior transparência e eficácia na gestão do Fundo de Garantia, beneficiando milhões de brasileiros.

To Top