Benefícios

Segredo para se aposentar aos 59 Anos no INSS

meu INSS previdencia social agencia aposentadoria
Angela_Macario/shutterstock.com

Você sabia que é possível se aposentar aos 59 anos de idade? Muitas pessoas desconhecem essa possibilidade e acabam perdendo a chance de garantir seus benefícios mais cedo.

Em 2023, quem completou 59 anos já pode se preparar para dar entrada na aposentadoria, aproveitando as regras de transição estabelecidas pela Reforma da Previdência.

Contrariando a crença popular de que a aposentadoria só é possível após os 60 anos, diversas alternativas estão disponíveis para aqueles que atingiram os 59 anos em 2023.

Aqui estão algumas informações importantes que você precisa saber:

1. É possível se aposentar com 59 anos de idade? Sim, é possível! Em 2023, existem quatro regras de transição que permitem a aposentadoria aos 59 anos.

Essas regras são aplicáveis a segurados que estavam próximos de se aposentar na data da Reforma da Previdência, mas não atingiram todos os requisitos até então.

2. Regra de Transição da Aposentadoria por Pontos: Possível para Homens e Mulheres Esta regra não exige idade mínima, mas requer uma pontuação baseada na soma da idade e do tempo de contribuição.

Para homens e mulheres com 59 anos em 2023, é necessário atender aos requisitos específicos de pontuação, que variam de acordo com o gênero.

3. Regra de Transição do Pedágio de 50%: Possível para Homens e Mulheres Esta alternativa é exclusiva para aqueles que faltavam menos de 2 anos para se aposentar na data da Reforma da Previdência.

O pedágio de 50% implica em acréscimo de tempo de contribuição proporcional ao tempo que faltava para completar os requisitos na data da Reforma.

4. Regra de Transição do Pedágio de 100%: Possível Apenas para Mulheres Diferentemente das outras regras, esta exige idade mínima. Homens devem ter pelo menos 60 anos, enquanto mulheres podem se aposentar com 57 anos em 2023.

5. Regra de Transição da Idade Mínima Progressiva: Possível Apenas para Mulheres Esta regra também exige idade mínima e é aplicável apenas a mulheres com 59 anos em 2023.

As idades mínimas vão aumentando progressivamente ao longo dos anos, até estagnar em 62 anos a partir de 2031.

É importante considerar todas as opções e avaliar cuidadosamente qual regra de transição é mais vantajosa, levando em conta o tempo de contribuição e outros fatores específicos de cada caso.

Se você está próximo dos 59 anos em 2023, não deixe de buscar orientação especializada para garantir seus direitos previdenciários.

To Top