Benefícios

Regras de aposentadorias por idade do INSS

MEU INSS
JPCarnevalli/shutterstock.com

Uma das questões mais comuns entre os segurados do INSS é: “Quando posso me aposentar?”. Com as mudanças trazidas pela Reforma da Previdência em novembro de 2019, essa pergunta tornou-se ainda mais relevante. Se você está buscando respostas sobre suas possibilidades de aposentadoria

Reforma da Previdência e suas Implicações

Desde 13 de novembro de 2019, a Reforma da Previdência trouxe novas regras que impactam diretamente a possibilidade de aposentadoria para muitos brasileiros. Para aqueles que estavam próximos de se aposentar naquela época, mas não preenchiam todos os requisitos necessários, foram estabelecidas diversas regras de transição. Essas regras têm como objetivo facilitar a transição entre o sistema previdenciário antigo e o novo, evitando surpresas desagradáveis para os segurados.

As regras de aposentadoria por idade são uma das opções para quem busca se aposentar pelo INSS. Para se qualificar, as mulheres precisam ter 62 anos de idade, 15 anos de tempo de contribuição e atender à carência mínima. Já os homens devem ter 65 anos de idade, 15 anos de contribuição e também atender à carência mínima. Um exemplo prático: se uma mulher completa 62 anos e já tem 15 anos de contribuição, ela pode solicitar sua aposentadoria nesse ano.

Outras Opções de Aposentadoria: Tempo de Contribuição e Pontos

Além da aposentadoria por idade, existem diversas outras opções disponíveis, como a aposentadoria por tempo de contribuição e por pontos. Cada uma delas tem requisitos específicos que devem ser observados pelos segurados. Por exemplo, na aposentadoria por pontos, a pontuação necessária varia de acordo com o sexo e o ano em que o segurado deseja se aposentar.

Aposente-se com Segurança e Conhecimento

Com as mudanças trazidas pela Reforma da Previdência, é fundamental estar bem informado sobre as novas regras e entender como elas afetam suas perspectivas de aposentadoria. Consultar um especialista em direito previdenciário pode ser o primeiro passo para garantir que você faça as escolhas certas para o seu futuro.

To Top