Benefícios

Aposentadoria pelo INSS pode ser liberada sem idade mínima?

INSS Beneficios
rafastockbr/Shutterstock.com

Em busca de uma aposentadoria mais rápida e sem a exigência de idade mínima? O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece alternativas que podem tornar esse sonho uma realidade. A aposentadoria por tempo de contribuição com direito adquirido e a aposentadoria com pedágio de 50% são opções que permitem aos trabalhadores obter o benefício mais cedo, sem necessidade de alcançar uma idade específica.

Aposentadoria sem Idade Mínima: Uma Possibilidade Real

Para aqueles que preencheram os requisitos até 13 de novembro de 2019, a aposentadoria sem idade mínima é uma possibilidade. Homens precisam de 35 anos de contribuição, enquanto mulheres necessitam de 30 anos. Mesmo após as alterações nas regras, quem atingiu esses marcos até a data mencionada ainda pode solicitar a aposentadoria.

Opção 1: Aposentadoria por Tempo de Contribuição com Direito Adquirido

Nessa modalidade, o interessado deve organizar sua documentação para comprovar o tempo de serviço, incluindo períodos não registrados e contribuições pendentes. Esse esforço pode resultar em uma posição vantajosa para o requerente, que pode buscar esse direito diretamente no INSS ou recorrer à Justiça em caso de negativa.

Opção 2: Aposentadoria com Pedágio de 50%

Para quem estava a dois anos de se aposentar quando as regras foram alteradas em 2019, o pedágio de 50% surge como uma solução. Esse mecanismo permite a aposentadoria sem idade mínima para quem se encontra nessa situação específica, mantendo sua validade mesmo que a comprovação do tempo de serviço seja realizada atualmente.

Comparativo de Vantagens

Ambas as modalidades são calculadas de maneira similar, permitindo ao beneficiário descartar os 20% mais baixos de seus salários. A escolha entre as duas opções depende da rapidez com que o indivíduo atende aos critérios de cada uma.

To Top