Benefícios

Novas condições para empréstimos consignados do INSS beneficiam aposentados

Dinheiro Emprestimo Saques
rafastockbr/Shutterstock.com

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) acaba de aprovar uma medida que traz boas notícias para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de beneficiários de outros segmentos. Com a resolução recentemente aprovada, houve uma redução significativa nas taxas de juros aplicáveis ao empréstimo consignado para esse grupo, promovendo uma melhoria em suas condições financeiras.

Dentre as mudanças, a mais destacada é a redução da taxa de juros para empréstimos consignados, que agora será de 1,72% ao mês, um decréscimo frente à taxa anterior de 1,76%. Essa alteração visa facilitar o acesso ao crédito para aposentados e pensionistas, oferecendo uma opção mais acessível para aqueles que necessitam complementar sua renda ou enfrentar despesas imprevistas.

Além dos aposentados e pensionistas do INSS, a nova resolução estende o benefício para outros grupos, incluindo beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), servidores públicos (federais, estaduais e municipais), militares das Forças Armadas e trabalhadores do setor privado com acesso a convênios de empréstimo consignado.

A nova política estabelece um limite de até nove contratos de crédito pessoal consignado e apenas um contrato de cartão de crédito consignado por beneficiário. Adicionalmente, foram estabelecidos prazos de pagamento que podem se estender até 84 meses, proporcionando uma maior flexibilidade para o planejamento financeiro dos aposentados e pensionistas.

Como Acessar as Informações de Taxas

Para os interessados em contratar o empréstimo consignado com as novas taxas, o processo de consulta é simplificado através do aplicativo ou site do Meu INSS. Na plataforma, é possível acessar a opção “Taxas de Empréstimo Consignado” e conferir a lista de instituições financeiras participantes, bem como as taxas de juros que cada uma pratica.

Orientação ao Consumidor

Os beneficiários são incentivados a realizar uma pesquisa minuciosa antes de contratar o serviço de empréstimo consignado, de modo a escolher a instituição financeira que melhor atenda às suas necessidades e expectativas.

To Top