Benefícios

FGTS libera recursos para compras de páscoa: veja como aproveitar a oportunidade

Saques FGTS
Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock.com

Os trabalhadores brasileiros têm agora uma nova forma de utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) com a liberação do saque-aniversário para as compras de Páscoa. Essa modalidade permite o uso de uma parte do saldo do FGTS anualmente, oferecendo uma oportunidade de aliviar as despesas ou mesmo de garantir uma celebração mais doce.

Como Funciona o Saque-Aniversário

O saque-aniversário é calculado com base em uma tabela de alíquotas aplicadas sobre o saldo do FGTS, permitindo aos trabalhadores acessar um percentual do fundo no mês do seu aniversário. Optar por essa modalidade significa abrir mão do direito ao saque total em situações de demissão sem justa causa, mantendo apenas a multa rescisória de 40%.

Para a Páscoa e Além

A novidade trazida para este ano é a possibilidade de aplicar o valor do saque-aniversário em compras específicas de Páscoa, como os tradicionais ovos de chocolate. A Lojas Americanas oferece uma linha de crédito especial, permitindo aos consumidores utilizar o saldo para adquirir produtos pascais, apesar das taxas de juros aplicáveis não terem sido detalhadamente divulgadas.

Calendário de Saques 2024

O calendário de pagamentos já foi definido, permitindo que os trabalhadores planejem seus saques de acordo com seu mês de nascimento. As datas se estendem ao longo do ano, começando em janeiro para os nascidos em janeiro e seguindo até fevereiro do ano seguinte para os nascidos em dezembro.

  • Nascidos em janeiro: de 2 de janeiro a 29 de março
  • Nascidos em fevereiro: de 1º de fevereiro a 30 de abril
  • Nascidos em março: de 1º de março a 31 de maio
  • Nascidos em abril: de 1º de abril a 28 de junho
  • Nascidos em maio: de 2 de maio a 31 de julho
  • Nascidos em junho: de 3 de junho a 30 de agosto
  • Nascidos em julho: de 1º de julho a 30 de setembro
  • Nascidos em agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro
  • Nascidos em setembro: de 2 de setembro a 30 de novembro
  • Nascidos em outubro: de 1º de outubro a 29 de dezembro
  • Nascidos em novembro: de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
  • Nascidos em dezembro: de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025

Optando pelo Saque-Aniversário

Os interessados em aderir à modalidade do saque-aniversário devem estar cientes das regras, incluindo a renúncia ao saque total em caso de demissão sem justa causa. A reversão desta opção está sujeita a um período de carência de 25 meses, o que significa que, em caso de demissão, o saque total do FGTS não estará disponível imediatamente.

Benefício Flexível

A inclusão do saque-aniversário para compras de Páscoa reflete a flexibilidade e adaptação das políticas do FGTS para atender às necessidades imediatas dos trabalhadores, oferecendo mais uma alternativa de uso para os recursos do fundo.

Este ajuste não só proporciona uma oportunidade de tornar a Páscoa mais agradável para muitas famílias, mas também sublinha a importância de planejar financeiramente o uso desses recursos, maximizando os benefícios disponíveis através do FGTS.

To Top