Benefícios

Saque-Aniversário do FGTS libera recursos para compras de páscoa

App FGTS Fundo de Garantia
gideonijunior/Shutterstock.com

A partir deste ano, os brasileiros têm uma nova alternativa para planejar suas compras de Páscoa: o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A modalidade, que possibilita a retirada anual de parte do saldo do FGTS, oferece aos trabalhadores a chance de utilizar esse montante para adquirir presentes e itens relacionados à celebração pascoal.

Diferentemente do saque total permitido em casos de demissão sem justa causa, o saque-aniversário permite ao trabalhador acessar anualmente um percentual de seu saldo no FGTS, em seu mês de nascimento, conforme estabelecido em uma tabela específica de alíquotas e valores adicionais.

Opção por Compras de Páscoa Via Linha de Crédito

Em um movimento inovador, foi mencionado a possibilidade de utilizar o valor do saque-aniversário para realizar compras de Páscoa, especialmente em grandes varejistas como a Americanas, através de uma linha de crédito específica. Esta opção pode incluir juros, cujas taxas ainda não foram detalhadas pela empresa.

Como Funciona o Saque-Aniversário?

O saque-aniversário destina-se a fornecer aos trabalhadores acesso a uma parte do saldo do FGTS, com valores determinados com base no total acumulado na conta do Fundo. A escolha por esta modalidade implica na renúncia ao direito de saque integral em caso de desligamento sem justa causa, mantendo-se apenas a multa rescisória de 40%.

Alterações e Condições

É importante destacar que, ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador pode reconsiderar sua decisão, mas há um período de carência de 25 meses para que a mudança seja efetivada. Durante esse tempo, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa, o saque total do FGTS fica indisponível.

Essa alternativa representa uma oportunidade para os trabalhadores utilizarem seus recursos de forma planejada, contribuindo para a economia pessoal e o mercado, especialmente em datas comemorativas como a Páscoa.

To Top