Benefícios

INSS realiza parceria com correios para pedidos de Auxílio-doença nas agências

meu INSS previdencia social agencia aposentadoria
Angela_Macario/shutterstock.com

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está programado para assinar um acordo na próxima quarta-feira, dia 20, para viabilizar que as solicitações de benefício por incapacidade temporária (anteriormente conhecido como auxílio-doença) pelo sistema Atestmed possam ser feitas nas agências dos Correios. O Estadão foi o primeiro a relatar essa novidade na semana passada. O projeto-piloto terá início em Fortaleza

O Atestmed promove a substituição da perícia médica presencial pela análise documental eletrônica em situações de benefícios de curta duração, com até 180 dias – e já representa quase metade dos pedidos nessa categoria. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, tem como meta que os pedidos de benefícios por incapacidade temporária via Atestmed cheguem a 100% até o final de abril – e a parceria com os Correios é uma das estratégias para alcançar esse objetivo.

Com essa nova parceria, os segurados terão a possibilidade de solicitar o benefício apresentando o atestado médico ou odontológico nas agências dos Correios. Atualmente, o INSS conta com quase 1,6 mil agências em todo o país, enquanto os Correios possuem 11 mil – sendo que 7 mil estarão disponíveis para atender os beneficiários do INSS.

To Top