Política

Revelados os protagonistas da investigação sobre a tentativa de golpe

Jair Bolsonaro
NANCY AYUMI KUNIHIRO/Shutterstock.com

O desenrolar das investigações sobre a suposta tentativa de golpe no Brasil após as eleições de 2022 tem revelado os principais personagens envolvidos na trama. Depoimentos prestados por comandantes das Forças Armadas têm lançado luz sobre os bastidores desses acontecimentos, trazendo à tona detalhes intrigantes e reveladores.

Um dos elementos mais cruciais nesse quebra-cabeça é o papel desempenhado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo relatos, Bolsonaro teria apresentado aos comandantes do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, e da Marinha, Almir Garnier Santos, um documento contendo uma série de medidas que culminariam na convocação de novas eleições e na prisão de diversas autoridades do judiciário, incluindo o ministro do STF Alexandre de Moraes.

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, figura importante no inquérito, firmou um acordo de delação premiada. Em suas declarações, Cid confirmou a existência do encontro em que as diretrizes para o suposto golpe teriam sido discutidas, implicando diretamente Bolsonaro e o então assessor para assuntos internacionais, Filipe Martins.

Outro nome em destaque é o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, apontado como um dos mentores jurídicos da tentativa de golpe. Depoimentos indicam que uma das minutas encontradas foi na residência de Torres, corroborando as suspeitas de sua participação no plano.

Filipe Martins, por sua vez, encontra-se detido desde fevereiro, sendo apontado como autor da minuta de golpe. Seu silêncio durante as oitivas tem contribuído para o mistério em torno do caso.

Além dos nomes já mencionados, figuras como Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Bruno Bianco, Paulo Sérgio Nogueira, e outros militares, têm sido peças-chave nas investigações, revelando uma trama complexa e intrincada que abalou as estruturas do país.

Essas revelações lançam luz sobre um dos momentos mais tensos da recente história política brasileira, evidenciando a importância de um escrutínio rigoroso e imparcial para a preservação da democracia e do Estado de Direito.

To Top