Benefícios

Acréscimo de 25% na Aposentadoria: saiba como solicitar esse benefício no INSS

beneficios carteira de trabalho inss
RHJPhtotos/Shutterstock.com

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece uma possibilidade pouco conhecida por muitos: o adicional de 25% sobre a aposentadoria por incapacidade permanente, anteriormente conhecida como aposentadoria por invalidez. Esse acréscimo financeiro é um suporte significativo para aposentados que necessitam de assistência permanente, abrangendo um leque de cuidados diários, desde a higiene pessoal até a alimentação. Confira abaixo quem tem direito e como efetuar a solicitação desse benefício.

Quem é Elegível ao Adicional de 25%?

Esse acréscimo é direcionado exclusivamente aos beneficiários de aposentadoria por incapacidade permanente que dependem de terceiros para realizar atividades básicas do cotidiano. A intenção é cobrir despesas adicionais decorrentes dessa dependência, tornando o dia a dia do aposentado mais digno e confortável.

Como Funciona o Cálculo do Adicional?

O adicional de 25% é calculado com base no valor total da aposentadoria recebida pelo segurado, podendo, portanto, variar de acordo com cada caso. Importante ressaltar que o pedido desse acréscimo pode ser feito a qualquer momento, desde que o beneficiário já esteja na condição de aposentado por incapacidade permanente.

Processo de Solicitação

Para requerer o adicional, o aposentado deve:

  1. Acessar a plataforma Meu INSS e efetuar o login.
  2. Procurar a opção “Solicitar acréscimo de 25% na Aposentadoria por Incapacidade Permanente” e seguir as instruções para o preenchimento.
  3. Anexar documentos e laudos médicos que comprovem a necessidade de assistência contínua.

Necessidade de Perícia

Após a solicitação, o INSS pode requisitar uma perícia médica para avaliar a necessidade dos cuidados contínuos. Caso confirmada a dependência, o segurado pode até receber valores retroativos, caso a necessidade de assistência tenha se iniciado antes da concessão da aposentadoria.

Dicas Importantes

  • Mantenha a documentação médica atualizada e detalhada, pois será crucial para a análise do pedido.
  • Se for necessário, procure ajuda profissional para assegurar que o pedido seja feito corretamente.
  • Fique atento ao status do seu requerimento pelo Meu INSS ou pela central de atendimento.

O adicional de 25% na aposentadoria é um direito de grande valia para aqueles que enfrentam dificuldades diárias significativas devido à incapacidade permanente. Incentivamos os elegíveis a não deixarem de solicitar esse benefício, que pode representar um importante acréscimo na qualidade de vida.

To Top