Benefícios

Atualização nas regras para saque do FGTS em rescisões sem Justa Causa

Novo FGTS Saque Fundo de Garantia
rafastockbr/Shutterstock.com

Em uma recente mudança promovida pela Caixa Econômica Federal, trabalhadores que enfrentarem demissões sem justa causa agora terão novas diretrizes para acessar os recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Com a introdução do FGTS Digital, o processo de notificação de desligamento do emprego e o subsequente acesso ao saque rescisão tornaram-se mais ágeis, refletindo diretamente no bolso e na conveniência dos trabalhadores afetados.

O Que Muda com o FGTS Digital?

Com o FGTS Digital, a notificação de uma rescisão de contrato sem justa causa é automaticamente processada no sistema, informando a Caixa Econômica Federal sobre o direito do trabalhador ao saque rescisão. Esse avanço tecnológico garante que os valores acumulados durante o período de serviço, acrescidos da multa rescisória de 40%, estejam prontamente disponíveis para o trabalhador, agora de forma mais rápida e menos burocrática.

Benefícios Diretos aos Trabalhadores

A nova sistemática proporciona benefícios claros para os trabalhadores, incluindo:

  • Acesso imediato aos recursos acumulados no FGTS, juntamente com a multa de 40%, sem a necessidade de deslocamento físico para realizar o saque.
  • Maior transparência e agilidade no processo de liberação dos fundos.
  • Redução de erros e atrasos associados ao processo de saque do FGTS em situações de rescisão contratual.

Saque do FGTS em Acordos Trabalhistas

Além das demissões sem justa causa, os acordos trabalhistas também foram contemplados nas atualizações. Agora, o trabalhador demitido mediante um acordo tem direito a 80% do valor acumulado no FGTS e 20% da multa rescisória, um ajuste que promove uma flexibilização nas negociações entre empregador e empregado.

Como Realizar o Saque?

O saque do FGTS pode ser realizado de forma digital pelo aplicativo FGTS, facilitando ainda mais o processo para o trabalhador. Para aqueles com conta corrente cadastrada no aplicativo, o valor é transferido automaticamente dentro de cinco dias úteis após a notificação da demissão. Já para quem não possui conta cadastrada, o aplicativo oferece opções de transferência para contas bancárias de titularidade do trabalhador ou saque em canais de pagamento da Caixa.

Documentação Necessária

Para a efetivação do saque, a Caixa pode requerer a apresentação de documentos como identificação pessoal, CPF ou Número do PIS/PASEP, e a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), garantindo a segurança e a correta identificação do beneficiário.

Esta atualização representa um marco significativo no acesso aos recursos do FGTS por trabalhadores demitidos sem justa causa, refletindo o compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados aos cidadãos brasileiros.

To Top