Benefícios

Trabalhadores querem controle sobre o FGTS

Aplicativo FGTS Fundo de Garantia
Diego Thomazini/Shutterstock.com

Uma pesquisa recente conduzida pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e pela organização Zetta, representante do setor de tecnologia financeira, trouxe insights reveladores sobre a perspectiva dos trabalhadores em relação ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), especialmente sobre a modalidade de saque-aniversário. A análise, que ouviu mais de 6,5 mil pessoas em todo o país durante a primeira quinzena de março, sinaliza um desejo claro por maior autonomia na gestão desses recursos.

Um Clamor por Autonomia

Os dados coletados demonstram que uma expressiva maioria, acima de 80%, dos trabalhadores valoriza a liberdade de decidir como e quando acessar os valores do FGTS. Este interesse se manifesta especialmente em contextos de emergência financeira, onde o acesso antecipado ao fundo pode representar um alívio significativo sem comprometer a renda mensal.

Importância do Saque-Aniversário

Além da liberdade no uso dos recursos, 90% dos entrevistados consideraram a possibilidade de realizar empréstimos via antecipação do saque-aniversário como um aspecto crucial, enfatizando o papel desta modalidade como uma ferramenta de crédito emergencial. A eventual eliminação dessa opção foi vista com insatisfação por cerca de 70% dos participantes, ressaltando a importância desse recurso para a saúde financeira dos trabalhadores brasileiros.

Insights Adicionais da Pesquisa

Os resultados também evidenciaram a eficácia do empréstimo de antecipação do saque-aniversário para os objetivos financeiros dos contratantes, com mais da metade afirmando que o montante emprestado atendeu às suas necessidades principais. Notavelmente, 85% desses clientes estavam negativados, indicando que para muitos, essa modalidade representou a única linha de crédito acessível. Além disso, 45% dos beneficiados recorreram aos recursos para cobrir despesas essenciais, como moradia e contas.

Taxas Atrativas e Processo Simplificado

Os participantes do estudo também destacaram as taxas de juros mais acessíveis em comparação a outras formas de empréstimo, bem como a vantagem de não comprometer o orçamento mensal. A pesquisa da Zetta reiterou essa percepção, com 59% dos entrevistados expressando insatisfação com a possibilidade de término do saque-aniversário e a maioria vendo no FGTS uma salvaguarda contra imprevistos financeiros.

Conclusão

Os resultados dessas pesquisas sinalizam uma demanda clara por políticas que ofereçam aos trabalhadores maior controle sobre seus recursos do FGTS, enfatizando a importância desses fundos como uma rede de segurança financeira. Em tempos de incerteza econômica, a flexibilidade no acesso ao FGTS surge não apenas como um desejo, mas como uma necessidade urgente para muitos brasileiros.

To Top