Benefícios

Parceria entre INSS e Correios agiliza processo de solicitação de benefícios

Previdencia social seguro inss aposentadoria
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Em uma ação inovadora que promete mudar o cenário de solicitação de benefícios por incapacidade temporária no Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios firmaram uma parceria significativa nesta quarta-feira, 20 de março. A colaboração visa a facilitar o processo de requisição desses benefícios, permitindo que os segurados realizem todo o procedimento em qualquer agência dos Correios espalhadas pelo país.

Simplificação do Processo de Requisição

A nova estratégia implementada por essa parceria introduz o uso do Atestmed, um sistema que possibilita a substituição da necessidade de uma perícia médica presencial pela análise documental eletrônica de atestados médicos ou odontológicos. Essa medida visa não apenas simplificar o processo, mas também acelerar a avaliação e concessão dos benefícios.

Como Funciona?

Os segurados interessados em solicitar benefícios por incapacidade temporária podem agora dirigir-se a qualquer agência dos Correios, levando consigo os documentos necessários para o pedido. Os funcionários das agências estão preparados para digitalizar e enviar esses documentos por meio do Atestmed, agilizando significativamente o início do requerimento.

Expansão e Objetivos Futuros

A meta do INSS é que, até abril de 2024, 100% das solicitações dessa natureza sejam feitas via Atestmed para períodos de até 180 dias. Esse avanço representa um esforço contínuo do instituto em otimizar seus serviços e reduzir a espera por benefícios, especialmente em tempos de demanda crescente.

Benefícios da Parceria

A colaboração entre o INSS e os Correios é vista como um marco na acessibilidade dos serviços previdenciários, garantindo que mais brasileiros possam requerer seus direitos com menos burocracia e em tempo hábil. Além disso, permite que os médicos peritos do INSS dediquem mais tempo a casos que demandam avaliações mais complexas e detalhadas, otimizando o uso dos recursos humanos do instituto.

Mais Informações e Acesso ao Atestmed

Interessados em saber mais sobre o processo de solicitação de benefícios por incapacidade temporária através do Atestmed podem acessar o portal oficial do Gov.br. Lá, encontrarão informações detalhadas sobre como proceder, além de orientações sobre a parceria e os serviços disponibilizados.

Esta iniciativa pioneira reflete o compromisso do INSS e dos Correios em oferecer soluções inovadoras e eficazes para a população, simplificando processos e assegurando que os direitos dos segurados sejam atendidos de maneira eficiente e ágil.

To Top