Bancos

Aumentam os golpes via PIX; dicas de como se proteger

Pix mix vale
Criação www.mixvale.com.br

Diante do recente vazamento de chaves Pix, uma onda de preocupação se espalha entre os usuários do sistema de pagamentos instantâneos do Brasil. Introduzido em fevereiro de 2020 pelo Banco Central do Brasil (BCB), o Pix revolucionou as transações financeiras, permitindo operações como transferências e pagamentos em tempo recorde. Contudo, a facilidade vem acompanhada de riscos, com fraudadores aprimorando métodos para enganar os consumidores.

Especialistas apontam para os cinco principais tipos de fraudes envolvendo o Pix, destacando a importância de estar atento e protegido. Entre as táticas mais comuns, está o “Robô do Pix”, que seduz usuários com promessas de lucros fáceis, levando a perdas significativas. O temido “Golpe da Mão Fantasma”, por sua vez, utiliza malware para alterar destinatários de transferências, redirecionando os fundos para contas de criminosos.

Outra fraude frequente é o “Pix reverso”, onde falsários solicitam reembolsos alegando transferências equivocadas. Também vale destacar o golpe via WhatsApp, envolvendo a clonagem de contas para solicitar dinheiro aos contatos da vítima. Por último, o risco de roubos de dados armazenados em dispositivos móveis, explorado por golpistas que se passam por funcionários de bancos, permanece uma preocupação constante.

Para combater essas ameaças, é crucial adotar medidas de segurança como a ativação da confirmação em duas etapas no WhatsApp, manter a privacidade das fotos de perfil, nunca compartilhar códigos de segurança e verificar sempre a origem de pedidos de dinheiro.

Dicas de segurança para usuários de Pix:

Proteja suas informações: evite salvar senhas em locais facilmente acessíveis, como bloco de notas, e elimine históricos de mensagens contendo informações sensíveis.

Reforce a segurança do seu dispositivo: não armazene fotos de documentos como cartões e evite compartilhar senhas com terceiros.

Utilize medidas de proteção avançadas, como bloqueios de tela e biometria, para acessar seu celular e aplicativos, garantindo uma camada extra de segurança.

Em caso de perda ou roubo do celular, entre em contato imediatamente com o banco para bloquear a conta e comunique as autoridades competentes para registrar a ocorrência.

O Banco Central e especialistas reforçam a importância da conscientização sobre esses golpes e da adoção de práticas seguras para a utilização do Pix, visando proteger informações pessoais e financeiras.

To Top