Benefícios

Empréstimo FGTS: uma alternativa de crédito acessível para trabalhadores

FGTS Saques Fundo de Garantia
rafapress/Shutterstock.com

Empréstimo FGTS: uma alternativa de crédito acessível para trabalhadores Os trabalhadores brasileiros agora têm acesso a uma opção de crédito vantajosa, por meio da antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Com possibilidade de liberação de valores que podem ultrapassar R$ 6 mil, essa modalidade apresenta-se como uma solução para quem busca recursos com juros mais baixos em comparação ao mercado de crédito tradicional.

Como Funciona o Empréstimo Via FGTS

Utilizando o saldo acumulado no FGTS como base para o limite de crédito, os trabalhadores podem antecipar o valor correspondente ao saque-aniversário, modalidade que permite o saque de uma parcela do FGTS anualmente. Desde 2020, a possibilidade de antecipar esses valores tem sido uma alternativa atrativa, especialmente para aqueles que desejam quitar dívidas atrasadas ou necessitam de um recurso financeiro extra.

Vantagens da Antecipação do Saque-Aniversário

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e da empresa Zetta revelou que 45% dos trabalhadores recorrem à antecipação do saque-aniversário para pagamento de dívidas pendentes, destacando-se as taxas de juros mais acessíveis dessa modalidade. Além disso, 70% dos entrevistados valorizam a ausência de parcelas mensais, uma vez que o pagamento do empréstimo é realizado automaticamente pelo banco na data do saque-aniversário, sem impactar diretamente o orçamento mensal do trabalhador.

Como Solicitar a Antecipação

Para acessar essa modalidade de crédito, o trabalhador deve seguir alguns passos simples:

  1. Acessar o aplicativo do FGTS e realizar o login;
  2. Selecionar a opção “Autorizar banco a consultar meu saldo”;
  3. Escolher “Saque-aniversário” e, em seguida, indicar o banco autorizado a consultar o saldo;
  4. Confirmar a autorização, possibilitando a contratação do empréstimo diretamente com a instituição financeira escolhida.

Uma Nova Modalidade em Estudo

O governo federal estuda a implementação de uma nova modalidade de empréstimo utilizando o FGTS, buscando ampliar as opções de crédito para os trabalhadores. Essa iniciativa reforça o compromisso em oferecer alternativas de crédito mais acessíveis e condizentes com as necessidades da população.

Com a antecipação do saque-aniversário do FGTS, os trabalhadores da rede privada encontram uma solução prática para acessar recursos financeiros, seja para quitar dívidas ou para realizar projetos pessoais. Essa opção de crédito, com condições favoráveis e processo de solicitação simplificado, representa um avanço significativo na gestão financeira dos brasileiros, proporcionando mais liberdade e segurança financeira.

To Top