Benefícios

Qual desempregado vai ter direito ao saque do FGTS

Fundo de Garantia Novo FGTS
rafapress/Shutterstock.com

Qual desempregado vai ter direito ao saque do FGTS Uma novidade agitou o cenário financeiro do Brasil esta semana: o governo federal, por meio do ministro Luiz Marinho, está considerando a possibilidade de liberar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para cerca de 7,2 milhões de brasileiros desempregados. A medida visa permitir que esses trabalhadores tenham acesso aos recursos retidos no FGTS, um montante que soma aproximadamente R$ 22 bilhões.

Mudança Estratégica: Fim do Saque-Aniversário?

A principal mudança em discussão é a abolição do saque-aniversário, modalidade que, segundo críticas, impõe limitações excessivas ao acesso dos recursos por dois anos, mesmo em casos de demissão. A intenção do governo é reformular o sistema para facilitar o acesso ao FGTS, proporcionando um alívio financeiro necessário para os desempregados enfrentarem este período desafiador.

Ampliação do Acesso ao FGTS: Uma Nova Esperança

Com a proposta em análise, o ministro do Trabalho e Emprego visa expandir significativamente o acesso aos fundos do FGTS, auxiliando aqueles que perderam seus empregos a recuperar a estabilidade financeira. A medida é vista como um suporte vital em momentos de adversidade econômica, fornecendo uma base de segurança financeira para milhões.

Impacto no Setor Habitacional e Sanitário

Outra preocupação expressa pelo ministro Marinho é o impacto do saque-aniversário nos investimentos em habitação e saneamento. A prática atual, segundo ele, desviou cerca de R$ 100 bilhões para os bancos, podendo comprometer futuros investimentos nessas áreas críticas.

Como Preparar-se para as Mudanças?

Para os interessados em se preparar para a possível extinção do saque-aniversário, o processo de transição proposto é simples e pode ser realizado diretamente pelo aplicativo FGTS. A mudança para a modalidade de saque-rescisão garante que os trabalhadores possam acessar seus recursos de maneira integral após 25 meses, caso a proposta seja aprovada.

Conheça Todas as Modalidades de Saque do FGTS

O FGTS oferece cerca de 14 modalidades de saque, incluindo demissão sem justa causa, aposentadoria, situações de calamidade e muito mais. Essa diversidade garante que os trabalhadores possam acessar seus recursos em várias situações da vida, desde a compra da casa própria até momentos de necessidade pessoal.

Quem tem Direito ao FGTS?

O FGTS beneficia uma ampla gama de trabalhadores, incluindo rurais, domésticos, atletas profissionais, e, desde 2020, também aqueles que atuam por meio de aplicativos de transporte.

Consulta ao Saldo do FGTS

Para verificar o saldo do FGTS, os trabalhadores podem utilizar o aplicativo oficial do FGTS ou, para os clientes da Caixa Econômica Federal, o internet banking. Esse acesso facilitado permite que os indivíduos gerenciem melhor seus recursos e planejem seu futuro financeiro.

To Top