Benefícios

Microempreendedores individuais (MEI) podem ter descontos em carros novos?

CARROS ESTRADAS TRANSITO detran
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A inclusão dos Microempreendedores Individuais (MEI) nas modalidades de venda direta de veículos zero-quilômetro traz uma oportunidade única para esse segmento empresarial significativo no Brasil. Em 2023, a Receita Federal do Brasil destacou a existência de mais de 12 milhões de MEIs ativos, o que corresponde a aproximadamente 60% do total de empresas registradas no país. Esta ampla base de microempreendedores agora tem a possibilidade de usufruir de descontos consideráveis na aquisição de carros novos, com reduções que podem variar de 2% a 30% sobre o preço final do veículo.

Vantagens da Compra Direta para MEIs

Os descontos atribuídos aos MEIs são resultado de uma menor complexidade burocrática nas transações de venda direta, que são realizadas diretamente entre o fabricante e o comprador portador de CNPJ. Essa abordagem elimina a incidência de tributos como o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), além de dispensar os custos adicionais normalmente cobertos pelas concessionárias em vendas ao consumidor final.

Condições de Elegibilidade

Para se qualificar a essa vantagem, o MEI deve estar em dia com suas obrigações legais e ter um CNPJ ativo. Além disso, o valor do veículo adquirido não deve superar o limite de faturamento anual permitido para o MEI, que é de R$ 81 mil. Importante destacar que é permitida a compra de apenas um carro por CNPJ, e o veículo deve permanecer sob a propriedade do empresário por no mínimo um ano antes de qualquer venda subsequente.

Implicações Fiscais e de Prazo de Entrega

Caso o MEI opte pela venda do veículo antes do prazo estipulado de um ano, será necessário arcar com o valor correspondente à isenção do ICMS não aplicada e um imposto de renda de 15% sobre qualquer lucro obtido na transação. Outro aspecto a considerar na venda direta é o prazo de entrega, que pode ser estendido devido ao processo de fabricação e demanda, variando conforme a disponibilidade da montadora.

Esta política de incentivo não apenas facilita o acesso dos microempreendedores individuais a veículos novos, mas também estimula o crescimento econômico ao apoiar a mobilidade e a eficiência de pequenos negócios em todo o território nacional. Com benefícios tangíveis e condições facilitadas, a venda direta para MEIs representa um avanço significativo nas políticas de apoio ao empreendedorismo no Brasil.

To Top