Política

Bolsonaro pede passaporte a Moraes para ir a Israel

Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução Instagram

A situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro ganha mais um capítulo após sua recente visita à embaixada da Hungria, em um episódio que capturou a atenção da mídia nacional e internacional. Na semana que antecedeu a revelação desse encontro, Bolsonaro, através de seus advogados, solicitou ao ministro Alexandre de Moraes a liberação de seu passaporte, apreendido durante a operação Tempus Veritatis em 8 de fevereiro, que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Convite para Visitar Israel:

Junto ao pedido, foi anexado um convite de Benjamin Netanyahu, convidando Bolsonaro a visitar Israel entre os dias 14 e 18 de maio. A expectativa por uma resposta positiva, já diminuta devido à situação política e jurídica do ex-presidente, tornou-se ainda mais improvável após os eventos na embaixada húngara.

Revelações do The New York Times:

A situação se complicou ainda mais quando, na última segunda-feira, o The New York Times reportou a visita de Bolsonaro à embaixada da Hungria, ocorrida dias após a apreensão de seu passaporte. Essa informação gerou uma onda de especulações e levou Alexandre de Moraes a solicitar explicações do ex-presidente.

Resposta dos Advogados de Bolsonaro:

Em resposta ao pedido de esclarecimentos de Moraes, a equipe jurídica de Bolsonaro enfatizou a relação positiva do político com as autoridades húngaras, mencionando discussões sobre política internacional de interesse para o setor conservador. Além disso, os advogados classificaram como “ilógico” qualquer sugestão de que a visita tivesse como objetivo solicitar asilo ou representar uma tentativa de fuga.

Contexto Atual:

Esse desdobramento acrescenta mais uma camada de complexidade ao caso de Bolsonaro, cujas ações pós-presidência continuam a ser objeto de escrutínio público e judicial. Com as recentes revelações e a aparente improbabilidade de liberação do passaporte, as atenções se voltam para os próximos passos do ex-presidente e as implicações desses eventos para seu futuro político e legal.

A visita à embaixada da Hungria e o subsequente pedido de liberação do passaporte colocam Jair Bolsonaro em uma situação delicada perante a justiça brasileira, evidenciando a intrincada relação entre política, direito e as ações de figuras públicas no cenário atual.

To Top