Benefícios

Últimos dias para protocolar pedidos de benefício por incapacidade nos correios de Aracaju

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Have a nice day Photo/Shutterstock.com

Moradores de Aracaju têm até esta sexta-feira, dia 19, para protocolar pedidos de benefício por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença, junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O serviço, que é oferecido nas agências dos Correios da cidade, facilita o acesso dos segurados à Previdência Social.

Procedimentos para o Pedido:

Para efetuar o pedido, é necessário que o segurado apresente um documento de identificação pessoal e um atestado médico. Este último deve incluir informações cruciais como o nome completo do paciente, o Código Internacional de Doenças (CID), o período de afastamento recomendado, além da assinatura e carimbo do profissional de saúde responsável, que pode ser médico ou dentista. É importante destacar que o atestado não deve apresentar rasuras.

Sobre o Atestmed:

O INSS desenvolveu o Atestmed como uma ferramenta para agilizar a análise e o processamento dos pedidos de benefício por incapacidade. Este sistema permite a entrada de pedidos para afastamentos de até 180 dias e está disponível nos pontos de atendimento selecionados dos Correios.

Endereços para Atendimento:

Os segurados podem se dirigir às seguintes agências dos Correios em Aracaju:

  • Agência Acre: Rua Acre, 1084 – Siqueira Campos
  • Agência Terminal Rodoviário: Avenida Pres. Tancredo Neves, 0 – Capucho
  • Agência Central: Rua Laranjeiras, 229 – Centro
  • Agência Distrito Industrial: Avenida Adélia Franco, 3138 – Luzia
  • Agência Shopping Rio Mar: Rua Delmiro Gouveia, 400 – Coroa do Meio

Além dos Correios, os pedidos podem também ser realizados nas Agências da Previdência Social localizadas na região:

  • APS Ivo Prado: Av. Ivo do Prado, 448 – Centro
  • APS Siqueira: R. Florianópolis, 349 – Siqueira Campos

Alerta Importante:

A população deve estar ciente de que esses serviços são oferecidos gratuitamente e diretamente pelos canais oficiais. O INSS recomenda que os segurados sejam cautelosos com serviços não autorizados que prometem facilidade na obtenção de benefícios, pois podem envolver riscos de fraude ou cobrança indevida.

Sobre o Atestmed

Segurados do INSS que precisam solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) podem fazer o requerimento por meio de análise documental (Atestmed) e ter o benefício concedido mais rápido, sem passar pela perícia médica. Não há limitação territorial ou prazo mínimo de espera por agendamento de perícia. Qualquer segurado pode pedir, inclusive aqueles que já têm uma perícia presencial marcada.

Caso não seja possível conceder o benefício pela conformação dos documentos médicos ou odontológicos, será indicado ao cidadão que agende uma perícia presencial. O benefício não será indeferido com base exclusivamente na análise documental.

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