Benefícios

Recuperação do tempo de contribuição ao INSS

atendimento meu inss site previdencia social aposentadoria mixvaleatendimento meu inss site previdencia social aposentadoria mixvale
Imagem MixVale

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está implementando novos procedimentos para a recuperação de tempo de contribuição, visando facilitar o processo para aqueles que estão próximos à aposentadoria e possuem histórico de contribuições atrasadas ou irregulares. Esse ajuste é crucial para garantir o acesso aos benefícios previdenciários necessários, especialmente para a faixa etária entre 55 e 65 anos.

Verificação de Contribuições e Tempo de Serviço: Antes de tudo, é importante que os trabalhadores verifiquem o total de suas contribuições acumuladas. Para se qualificar para a aposentadoria, é necessário ter no mínimo 15 anos de contribuição, além de atender à idade mínima, que varia de acordo com o tipo de aposentadoria desejado.

Recuperando Tempo de Serviço: Existem maneiras eficazes para recuperar períodos de trabalho não registrados ou contribuições não documentadas:

  • Trabalhadores não registrados podem reivindicar esse período sem custo adicional, pois a responsabilidade é do empregador.
  • Autônomos que prestaram serviços para empresas sem o devido recolhimento do INSS podem ter suas contribuições regularizadas pela empresa, também sem custos para o trabalhador.

Aposentadoria por Idade: A partir de 2023, a idade mínima para aposentadoria urbana é de 65 anos para homens e 62 para mulheres, com condições ajustadas para trabalhadores rurais e pessoas com deficiência.

Solicitando a Aposentadoria por Idade: O processo inicia com a verificação do Extrato Previdenciário Oficial (CNIS) para assegurar que não há erros nos registros. É possível corrigir quaisquer inconsistências antes da solicitação para evitar atrasos no processo.

Cadastrando ou Renovando um Representante no INSS: Para quem enfrenta dificuldades de locomoção ou outros desafios, o INSS permite o cadastramento ou a renovação de representantes legais online, por meio do site ou aplicativo Meu INSS. Esta facilidade elimina a necessidade de deslocamento físico.

Como Evitar Golpes: Em meio a essas mudanças, o INSS alerta os segurados sobre o golpe da prova de vida online, onde criminosos solicitam dados pessoais e bancários, alegando ser uma nova modalidade adotada pelo INSS. É vital que os segurados utilizem apenas os canais oficiais de atendimento para realizar quaisquer procedimentos relacionados ao INSS.

Esta iniciativa do INSS promete não apenas melhorar a gestão das contribuições dos segurados, mas também oferecer mais segurança e clareza no processo de aposentadoria, garantindo que os benefícios sejam acessados de maneira justa e tempestiva.

Emitir Extrato de Contribuição (CNIS)

É o documento que informa todos os seus vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias,  encontrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

É possível verificar 3 (três) tipos de extratos:

  • Relações Previdenciárias – com informações dos períodos trabalhados e/ou contribuídos;
  • Relações Previdenciárias e Remunerações  com informações dos períodos trabalhados e/ou contribuídos e os valores das remunerações;
  • Ano Civil – com informações das contribuições, ano a ano, a partir de 11/2019.

Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.

To Top