Benefícios

Posso recuperar a senha do INSS na Plataforma Gov.br?

Plataforma do Gov.Br
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não realiza atendimentos nem recebe documentos por e-mail ou redes sociais oficiais. Para cumprimento de exigências, solicitações, alteração de endereço ou cadastro, é necessário utilizar a plataforma Meu INSS, que oferece mais de 100 serviços aos cidadãos. O aplicativo Meu INSS pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android, iOS e na versão web.

Para acessar a plataforma, é preciso ter uma conta gov.br. Desde 2019, é nessa plataforma que estão os serviços digitais do governo federal, como carteira de trabalho digital, Receita Federal e outros. Para se cadastrar, é necessário criar um login e senha.

Recuperação de Senha na Plataforma Gov.br

Caso já tenha cadastro no gov.br, mas tenha esquecido a senha, siga os passos abaixo para recuperar o acesso:

  1. Acesse a página inicial do Meu INSS:
    • Clique no botão “Entrar com gov.br”;
    • Digite seu CPF;
    • Clique no botão “Avançar” e depois em “Esqueci minha senha”;
    • Na tela de recuperação de conta, clique em “Não sou um robô” e avance;
    • Escolha uma das opções para gerar a nova senha da sua conta gov.br.

Principais Benefícios do INSS

O INSS oferece diversos benefícios previdenciários aos trabalhadores e segurados. Aqui estão alguns dos principais:

  1. Aposentadoria Programada:
    • Disponível para trabalhadores urbanos com idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, com pelo menos 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para homens. Trabalhadores rurais têm requisitos de idade reduzidos e devem comprovar 180 meses de trabalho.
  2. Aposentadoria Especial:
    • Destinada a trabalhadores que atuam em condições que prejudicam a saúde ou a integridade física. Requer menor tempo de contribuição, dependendo do grau de risco do trabalho.
  3. Aposentadoria por Tempo de Contribuição:
    • Não disponível para novos beneficiários após a Reforma da Previdência. Aqueles que já estavam contribuindo podem se aposentar após 35 anos de contribuição para homens e 30 anos para mulheres, seguindo regras de transição.
  4. Aposentadoria por Incapacidade Permanente:
    • Concedida a segurados que não podem mais exercer qualquer atividade laboral e não podem ser reabilitados em outra profissão, conforme avaliação médica.
  5. Auxílio por Incapacidade Temporária (antigo Auxílio-Doença):
    • Concedido a segurados incapacitados temporariamente para o trabalho por doença ou acidente, desde que comprovado por perícia médica e com pelo menos 12 meses de contribuição, exceto em casos de acidente.
  6. Auxílio-Acidente:
    • Benefício pago aos segurados que sofreram acidentes resultando em sequelas permanentes que reduzam a capacidade de trabalho.
  7. Salário-Maternidade:
    • Pago às seguradas durante o período de afastamento por motivo de parto, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.
  8. Pensão por Morte:
    • Concedida aos dependentes do segurado falecido, desde que comprovada a qualidade de segurado do falecido na data do óbito.
  9. Auxílio-Reclusão:
    • Pago aos dependentes de segurados de baixa renda que estejam presos em regime fechado.
  10. Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas):
    • Pago a idosos com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência de qualquer idade, que comprovem baixa renda e incapacidade para o trabalho e a vida independente.

Esses benefícios são acessíveis através do portal Meu INSS, pela Central de Atendimento 135 ou em agências do INSS.

Saiba tudo sobre o Meu INSS

O Meu INSS é uma ferramenta criada para dar maior facilidade à vida do cidadão. Pode ser acessada pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e IOS).

Para conhecer, digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no seu celular, e tenha acesso a mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS, sem sair de casa.

É a Agência da Previdência Social na palma da sua mão!

Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha, no próprio site ou aplicativo

CADASTRE-SE!

 Para usar o Meu INSS, você deve ter uma conta ativa no gov.br

Com um único usuário e senha, você pode utilizar todos os serviços públicos digitais que também estejam no gov.br.

Para fazer o cadastro é preciso CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS. 

To Top