Últimas Notícias

Fazenda divulga Prisma Fiscal de maio de 2018

O Ministério da Fazenda divulga nesta quinta-feira (17/05) o Relatório Mensal e a Distribuição de Frequência do Prisma Fiscal de maio de 2018.

Acesse os relatórios na íntegra:

Relatório Mensal – Maio 2018
Distribuição de Frequência – Maio 2018

Prisma Fiscal

O Prisma Fiscal é um sistema de coleta de expectativas de mercado elaborado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) para acompanhar a evolução das principais variáveis fiscais brasileiras: arrecadação das receitas federais, receita líquida do governo central, despesa total do governo central, e resultado primário do governo central e dívida bruta do governo geral.

Ele oferece uma oportunidade para o aprimoramento dos estudos fiscais no país, além de facilitar o controle social a partir de uma ancoragem das expectativas quanto ao desempenho destas variáveis.

Publicações

Relatório Mensal reúne as estatísticas das previsões enviadas pelas instituições participantes (mediana, média, desvio padrão, mínimo e máximo). Nele também pode ser consultada a média das instituições com o melhor nível de acerto para cada variável.

Já o relatório de Distribuição de Frequência apresenta, em formato gráfico, a frequência das projeções para cada variável nos últimos três meses.

Ranking

A SPE divulga, ainda, a relação das três instituições com maior acurácia em suas previsões para cada variável fiscal, o Podium. A elaboração e divulgação dos rankings, além de trazer reconhecimento às instituições com melhores previsões, busca incentivar o aprimoramento dos modelos preditivos contribuindo para a robustez dos dados divulgados.

Calendário de divulgações 

A Secretaria de Política Econômica publicou, em seu site, o calendário de divulgações* do Prisma Fiscal de 2018.

*Calendário sujeito a alterações. Atualizações nas datas de divulgação serão informadas no site da SPE.

Secretaria de Política Econômica – SPE tem como objetivo formular projetos e propostas econômicas em consonância com a estratégia do Governo Federal de forma integrada com os diversos órgãos da Administração Pública Federal. Avalia, também, os impactos macroeconômicos de diversas políticas públicas para dar suporte ao processo de tomada de decisão do Ministério da Fazenda.

Além disso, elabora cenários econômicos, acompanha e avalia indicadores, desenvolve pesquisas diagnósticas com vistas a (i) promover o desenvolvimento sustentável dos mercados de crédito, capitais, seguros e previdência complementar e dos diversos setores econômicos com uniformização de tratamento de política econômica entre estes, buscando estimular uma maior concorrência e abertura de mercado, (ii) promover a melhoria do ambiente de negócios rurais por meio da simplificação do processo de contratação do crédito rural, (iii) aprimorar a compreensão dos temas fiscais pelo mercado e qualificar o debate com o público externo sobre os rumos da política fiscal do País.

É importante destacar que, dado que a economia é dinâmica, a SPE tem como desafio constante aprimorar o ferramental analítico das interações das variáveis macroeconômicas com as variáveis fiscais e tributárias

To Top