Veja como acompanhar saldo do FGTS pelo aplicativo no celular

736
FGTS Caixa INSS Pis Pasep Banco Saque

Veja como acompanhar saldo do FGTS pelo aplicativo no celular. Para conseguir consultar o saldo das contas do FGTS, o trabalhador precisa ter em mãos o seu Número de Identificação Social (NIS), também chamado de PIS/PASEP ou NIT. Este número pode ser consultado nos extratos do FGTS enviados pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão ou na própria carteira de trabalho.

O PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número. A diferença é que ele pode ser gerado em duas bases de dados diferentes, por isso as variadas nomenclaturas.

O PIS é gerado no primeiro emprego da pessoa. Já o NIS é gerado por uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que reúne os dados de quem recebe benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo. Este único número serve para fazer várias consultas: FGTS, abono salarial e seguro-desemprego, por exemplo.

Mas o que fazer se você não consegue encontrar o seu NIS (PIS) em nenhum destes meios? Também é possível localizar este número pelo site do Cnis.

Veja abaixo o passo a passo para encontrar seu PIS pelo site do Cnis:

PASSO 1

Acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) clicando aqui. Nesta página você encontrará a palavra “Inscrição” no canto superior esquerdo do menu. Clique sobre o termo e, em seguida, escolha a opção “Filiado”.

 — Foto: Reprodução/CNIS

— Foto: Reprodução/CNIS

PASSO 2

Em seguida, digite seu nome completo em “Nome de Filiado”, preencha o nome completo da sua mãe (deve estar idêntico ao que está em sua carteira de trabalho, mesmo se houver erros de digitação). Coloque o número do CPF e sua data de nascimento. Em “documentos complementares”, apenas o número do RG é suficiente, sem pontos e sem hífen. Depois, digite o texto que aparece na imagem do canto inferior da tela.

 — Foto: Reprodução/CNIS

— Foto: Reprodução/CNIS

PASSO 3

Em seguida, clique em “Continuar”. Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho, no canto superior da tela, informando que seus dados já constam na base do CNIS. Anote o número do NIT que aparece ao final desta mensagem. Este é o seu número de identificação como trabalhador.

 — Foto: Reprodução/CNIS

— Foto: Reprodução/CNIS

Agora que você já tem seu número do NIS (PIS) em mãos, é possível consultar o saldo de suas contas do FGTS pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo oficial do FGTS. Ao digitar o número, não utilize pontos ou hífen. Se você ainda não tiver uma senha, você poderá fazer o cadastro para acessar seus dados. Saiba aqui como consultar o seu saldo do FGTS.

Primeira tela de acesso do aplicativo FGTS — Foto: Reprodução/Caixa

Primeira tela de acesso do aplicativo FGTS — Foto: Reprodução/Caixa